A Secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) junto com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT/PI), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI) realizam o Workshop Cadastro Único e o enfrentamento às violações: Trabalho Infantil e Trabalho Escravo Contemporâneo, com o tema “Cadastro Único na Perspectiva de Resgate da Cidadania”. O workshop será realizado no Diferencial Eventos, nesta terça-feira (12) das 8h às 13h.
No evento serão realizadas mesas temáticas, com debates e palestras sobre a erradicação do trabalho escravo e enfrentamento ao tráfico de pessoas, ações da Sasc no enfrentamento ao trabalho escravo e trabalho infantil no Piauí e Brasil. As palestras serão ministradas por entidades municipais, estaduais e federais.
”Todos nós sabemos que o trabalho infantil e o trabalho escravo contemporâneo deixam marcas irreparáveis por graves violações aos direitos humanos”, comentou o gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Sasc, Ananias Cruz.
No Piauí existem mais de 50 mil crianças e adolescentes, entre a faixa etária de 5 a 17 anos, envolvidos no trabalho infantil.
”Existe um grande desafio nosso enquanto política pública, enquanto estado, de fazer com que as políticas sejam direcionadas e sejam prioridades para crianças, adolescentes e familiares que sofrem com esse mal, ” concluiu o Gerente de Proteção Social.
O workshop também terá foco no Cadastro Único para facilitar o acesso da população às políticas públicas e programas sociais .
”Viabilizar a formação de profissionais na inscrição do CadUnico no acesso aos programas sociais e políticas públicas a serem destinados aos atores envolvidos, crianças, trabalhadores e familiares em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, esclarece a superintendente da Assistência Social da SASC, Janaina Mapurunga.
Fonte: CCom