Em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), através da Escola do Legislativo “Professor Wilson Brandão” (Elepi), promove nesta sexta-feira, 1°, às 14h, no Plenarinho da Alepi, capacitação de lideranças comunitárias para acesso ao Programa ”Minha Casa Minha Vida”. O treinamento tem carga horária de 4h/ a, com entrega de Declaração de Capacitação aos participantes.
A ampliação das atividades e de áreas de trabalho pela Escola do Legislativo é uma das metas do presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT). “Quando assumi a presidência da Casa esta foi uma das missões que deleguei à equipe técnica da Escola. Ampliar e atender mais setores da sociedade dentro daquilo que a Escola tem como oferecer. As capacitações serão uma destas frentes de trabalho”, afirma.
Segundo o diretor da Escola do Legislativo, José Osmar Alves, o curso de capacitação tem o objetivo de facilitar que as entidades comunitárias acessem o Programa Minha Casa Minha Vida diretamente, sem intermediários, evitando assim, alguns problemas detectados na versão anterior, causados, em sua grande maioria, pela não participação ativa das associações de moradores e demais entidades associativas que congregam os beneficiários dessa política habitacional pública.
De acordo com a parceria, a Escola do Legislativo é responsável em oferecer a estrutura física para a realização do curso de capacitação, além de garantir a impressão do material didático e da declaração. Em contrapartida, a Caixa Econômica Federal cede técnicos habilitados para ensinarem todos os requisitos e processos de acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida, utilizando metodologia capaz de ser assimilada pelos representantes das associações que participarão.
Minha Casa Minha Vida é um programa do governo federal, que visa reduzir o déficit habitacional no país, tendo a Caixa Econômica Federal como gestora da aplicação dos recursos.
“Esse é o primeiro curso de capacitação nesse modelo em Teresina. Se houver receptividade e se os resultados obtidos na capital piauiense forem satisfatórios, conforme avaliação da Elepi e da Caixa Econômica, o treinamento será levado para a zona rural da capital piauiense e de outros municípios do estado, envolvendo, inclusive, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)”, ressaltou o José Osmar Alves.
Fonte: Alepi