Pia Sundhage foi demitida nesa quaa-feira (30) do comando da seleção feminina. A decisão foi comunicada pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.A treinadora vinha sendo contestada após a participação na Copa da Austrália e da Nova Zelândia, onde o Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos.
Pia deixa o posto antes do fim do contrato, que iria até os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
” Encerramos a partir de hoje o trabalho de Pia com a CBF. Quero agradecer a ela e a todos aqueles que conviveram e fizeram parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que participou da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023 . Pia trouxe também, nesse período de 2019 até aqui, um trabalho que, para a CBF e para o futebol brasileiro como um todo, foi muito importante. Desejamos a ela, em seus novos desafios, todo o sucesso”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
A passagem de Pia pela seleção durou quatro anos. Ao todo, ela comandou a equipe em 57 jogos, sendo 34 vitórias, 13 empates e 10 vitórias. Um aproveitamento de 67,25% que teve como auge a conquista da Copa América de 2022 de forma invicta e sem sofrer nenhum gol. Mas, nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o Brasil caiu nas quartas de final. Já na Copa deste ano, fez sua pior campanha em 28 anos.
Da Redação