A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) realizou, nessa quarta-feira (29), o mutirão para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A ação, denominada AgroCAF Impact, é realizada em parceria com a Associação Piauiense de Obras Missionárias (Aspom) e ocorreu no Clube dos Comerciários, no povoado Lagoa da Mata, zona rural de Teresina. Pelo menos 300 pessoas passaram pelo local e foram emitidos uma média de 100 CAFs.
“Nós identificamos uma demanda aqui na região da Cacimba Velha e resolvemos unir forças da Sada para emissão do CAF, e com a Secretaria da Segurança para emissão do RG. Além disso, também estamos com a equipe do Banco do Nordeste ministrando palestras sobre o crédito disponível para o agricultor familiar. Temos uma média de 30 pessoas trabalhando em todos esses serviços para oferecer o melhor atendimento à população dessa região”, disse Theimison Douglas, coordenador do evento.
O evento foi marcado para 7h30, mas antes das 7h, várias pessoas já estavam no local para conseguir emitir seus documentos. É o caso de Sebastiana da Silva, moradora do povoado Novo Amparo na Cacimba Velha. “Hoje eu acordei bem cedo, separei todos os meus documentos, e graças a Deus deu tudo certo. Eu fiquei sabendo do mutirão por meio do pessoal da associação e hoje conseguimos emitir o CAF. Eu estou muito feliz que deu certo, agora nós vamos conseguir nossa casa”, comemorou a agricultora.
Os atendimentos foram feitos com o objetivo de informar e facilitar a vida do trabalhador rural. “Nosso objetivo é emitir o maior número de CAFs, pois é por meio desse documento que o agricultor consegue vários benefícios, como, por exemplo, adquirir sua casa, fomentos para fazer sua agricultura crescer. Por isso nós vamos fazer vários outros mutirões como este, para sanar toda a dificuldade que o período da pandemia causou para esses agricultores. Esse é só o primeiro mutirão de vários outros que iremos realizar em todo o Piauí”, disse Fábio Abreu, secretário da Defesa Agropecuária.
Para conseguir emitir o CAF, o agricultor familiar precisa comprovar seu trabalho rural, por meio dos seguintes documentos: RG, CPF, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro Único (Cras), Cadastro Nacional de Informações Sociais (INSS), declaração de posse, auto declaração de renda e documento do terreno.
Por meio do CAF, o produtor rural tem acesso a diversas políticas públicas: Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Conab), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Crédito Rural, Pronaf A, Pronaf B, Agroamigo, Pronaf Mais Alimentos, Pronaf Mulher, Pronaf Comum, Garantia Safra, Ater, aposentadoria rural, programa de cisternas rurais, dentre outros.
Fonte: CCom
Fotos: Divulgação