A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), realiza terça-feira (29) o mutirão para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A ação, denominada AgroCAF Impact, acontece em parceria com a Associação Piauiense de Obras Missionárias (Aspom), e será sediada no Clube dos Comerciários, no povoado Lagoa da Mata, zona rural de Teresina, a partir das 07h30. O objetivo é atender a agricultores familiares de 11 comunidades do entorno da região.
Durante a ação, técnicos da Sada também darão orientações a respeito de crédito rural, assim como outras informações relevantes sobre as vantagens e benefícios do CAF.
“O CAF é um documento essencial. Pois é através dele que o agricultor e os empreendimentos rurais terão acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e ao fortalecimento da agricultura familiar. Como por exemplo, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/CONAB), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Crédito Rural , PRONAF A, PRONAF B, Agroamigo, PRONAF Mais Alimentos, PRONAF Mulher, PRONAF Comum, Garantia Safra, ATER, aposentadoria rural, programa de cisternas rurais, dentre outros”, explica Socorro Teixeira.
O secretário da Sada, Fábio Abreu, destaca o esforço da equipe em atender toda demanda relacionada ao CAF no estado.
“Já foram emitidos aproximadamente 2080 CAF’s, as emissões são feitas em todo o estado. Onde não há técnico lotado, firmamos termos de cooperação técnica com prefeituras e onde não existe esse convênio, é designado um técnico para a realização da emissão do CAF. A realização de mutirões é mais uma forma que temos de sanar as demandas e não penalizar o agricultor familiar e produtor rural”, esclarece o secretário.
O trabalho dos técnicos da Sada será reforçado pelo apoio de profissionais da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, que estarão presentes para a emissão de documentos de identidade. Também haverá palestras que serão ministradas por representantes da Piauí Fomento e do Banco do Nordeste.
Fonte: Ascom