O Festival da Cajuína e das Bebidas Regionais chega ao terceiro e último dia, após dois dias de feira e promete encerrar o evento em grande estilo com muita música e com a escolha da melhor cerveja caseira. A abertura do Festival, que aconteceu na quinta-feira (24), contou com a condução de Lenildo Lima, presidente da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi). E com a presença dos líderes locais e representantes de importantes instituições, Ranilson Nóbrega, da Câmara Setorial do Caju, Marcelo Assunção, representante do Sebrae-PI, Ulisses Moraes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e Rejane Tavares, da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF). O Festival tem se consolidado como uma vitrine para promover a agricultura familiar e impulsionar a produção de cajuína e outras bebidas da região.
“O evento tem muito a contribuir com a agricultura familiar e com os produtores de cajuína do estado, e é de muita valia para nós, pois estamos promovendo a nossa cultura. Quero agradecer a todos os nossos parceiros, pois a cajucultura está se refazendo em nosso estado”, afirmou Lenildo Lim, em seu discurso de abertura.
A representante da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, enfatizou o potencial da cajuína para a geração de renda. “Nós estamos aqui porque acreditamos que a produção de cajuína é um grande potencial para a agricultura familiar, para a geração de renda. Queremos inserir esses agricultores nesse mercado rico de bebidas e fortalecer suas raízes econômicas”, afirma.
Marcelo Assunção, representante do Sebrae-PI, enfatizou a continuidade do apoio da instituição ao Festival. “Queremos que isso (o evento) cresça e que cada vez mais empresas sejam registradas, cada vez mais os pequenos estejam envolvidos e chegando ao nível de poder colocar os seus produtos de forma legalizada e registrada, e acessar grandes mercados. O Sebrae oferece orientação para todos os empresários do Festival da Cajuína e das Bebidas Regionais do Piauí.”
Além da cajuína e das bebidas regionais, os stands da feira também expõem produtos e pratos culinários que tem como base o caju. A exemplo do stand da Fito Fit, startup que surgiu na Universidade Federal do Piauí, que apresenta como produtos o isotônico de caju e a fibra de caju desidratada que pode ser usada em várias receitas, o estande promoveu durante toda a sexta-feira uma degustação de pizza feita com o recheio da fibra de caju servida com uma geleia de cajuína. Bem como o stand da CAJUESPI que oferece uma variedade de salgados feitos com recheio de caju.
O evento que teve sua programação dividida em torno das diferentes categorias de bebidas, com cada dia sendo dedicado a uma delas, cajuína, na quinta-feira, e cachaça, na sexta-feira, tem como foco, neste sábado, as cervejas artesanais, permitindo que os visitantes se aprofundem nos produtos, aspectos e peculiaridades dessa bebida. Para isso, a programação do dia conta com palestras que trazem conhecimento acerca do tema. Confira a programação completa deste sábado (26):
10h – Abertura do Festival – Riverside Shopping
11h – Cerveja: História, Produção e Características – André Albuquerque/ SENAC-PI
12h – Processo de Excursão de Cerveja Artesanal – Melquisedec de Melo / Nobre Cervejaria
16h – Transição American Lager para Cervejas Artesanais – Mirton De Paula
17h – Mulheres na Indústria de Bebidas – Jasmine Malta / Cervejaria Ininga
18h – Escolha da Melhor Cerveja Artesanal Caseira
19h – Atração Musical
Da Redação