O apresentador Fábio Porchar se reuniu com a arqueóloga Niéde Guidon durante sua visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no município de Coronel José Dias, no Sul do Piauí. Ele ressaltou que o parque é o local mais impactante que já viu.
“Essa mulher descobriu essas pinturas, e ela dedicou a vida dela a esse lugar. E ela transformou essa Serra da Capivara em um parque nacional, porque ela entendeu e percebeu a importância desses registros, e não só isso, ela foi atrás, ela buscou recursos, recursos fora do Brasil, a França investiu, depois o governo Fernando Henrique reconheceu a importância disso tudo, mas ela fez descobertas aqui, ela que é arqueóloga, historiadora, junto com uma equipe, ela transformou o Piauí, essa região toda. As descobertas dela aqui, demonstram que o Homo sapiens esteve presente aqui, muitos antes do que se imaginou que existia o Homo sapiens na América”, disse.
Porchat acrescentou que qualquer país do mundo gostaria de ser o Brasil
“O Brasil é o melhor país do mundo e o Piauí é uma prova disso! A Serra da Capivara é das coisas mais impactantes que eu já vi. Qualquer país do mundo, daria a vida, para ser o Brasil, ninguém tem o que a gente tem, temos até pinturas rupestres, a gente tem fóssil de dinossauro, a gente só não tem o que é ruim, vulcão, terremoto, o resto, tudo de bom a gente tem e a gente tem pessoas que veem isso, enxergam isso e lutam por isso. Eu estou muito feliz com essa viagem que fiz para a Serra da Capivara, conheci muita gente boa e venham, pesquisem, tem infraestrutura, tem comida boa, tem guias, é o terceiro parque mais preparado, tem acesso para cadeirantes, é incrível”, finalizou.

Da Redação