A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO, em conjunto com a Secretaria de Estado da Justiça – SEJUS-PI, por meio da Polícia Penal e a Polícia Federal, deflagrou nesta quinta-feira (24) a Operação PREVENÇÃO, com o objetivo de dar cumprimento a 11 mandados de prisão preventiva contra pessoas privadas de liberdade.
A Polícia Civil informou que as prisões são resultado de um trabalho desenvolvido pelo DRACO e pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Justiça do Piauí que visa à prevenção da atuação de facções criminosas dentro do sistema prisional.
Odelegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, disse que os mandados foram cumpridos na Casa de Custódia, Irmão Guido, Cadeia Pública de Altos, no presídio em Oeiras, além de alguns monitorados por tornozeleira eletrônica.
“Como o nome diz, o objetivo dessa ação foi atuar de forma preventiva para que essas facções criminosas não ganhem espaço dentro do ambiente prisional e o sistema penitenciário piauiense continuem organizado nos moldes que se apresentam hoje”, explicou o delegado Charles Pessoa.
Participaram da ação o DRACO, os Policiais Penais do Grupo Tático Prisional (GTP), da Diretoria de Inteligência (Dinp) e do Comando de Operações Prisionais (COP). Além deles, militares das Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap), grupo criado pela Sejus e o Comando Geral da Polícia Militar.
Da Redação