A presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, recebeu o Título de Cidadania Piauiense nesta quinta-feira (24), no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí. Natural de Santa Quitéria (MA), Alzenir Porto é advogada, empresária no ramo de serviços e suplente de senadora.
A honraria foi proposta pelo deputado Henrique Pires (MDB), que destacou o extenso currículo de Alzenir e o trabalho que a gestora vem realizando à frente da Jucepi.
“Em sempre digo que, quando Deus dá a oportunidade, a gente escolhe a profissão. E você escolheu servir à população, servir à Junta Comercial. Não existe um empresário que não te elogie pelo grande dinamismo que você deu àquela instituição […]. É unanimidade no Piauí, a sua gestão positiva na Junta Comercial”, frisou.
O presidente da Assembleia, deputado Franzé SIlva (PT), que presidiu a solenidade, ressaltou a transformação que Alzenir Porto fez na Junta Comercial, juntamente com os servidores do órgão.
“Eu vi e presenciei o desafio que ela pegou e entregou resultados. Hoje a Junta Comercial do Piauí é uma das mais bem avaliadas do país. Graças ao corpo de servidores, pois ali há um time sintonizado com a presidente mas, acima de tudo, à determinação, clareza de gestão que a doutora Alzeni implementou”, pontuou Franzé.
A homenageada relembrou a infância pobre no interior do Maranhão e a coragem dos pais de sair do interior para a cidade grande em busca de estudo para os filhos.
“Buscar uma formação, me preparar, vencer não era uma opção. Era uma obrigação. Meu pai foi muito guerreiro ao fazer isso, um homem sem instrução, só com uma porção de filhos […] Meu pai sempre dizia pra gente: ‘o estudo ninguém vai tirar de vocês'”, disse.
Alzenir também enalteceu o presidente Lula e o governador Rafael Fonteles pelo “olhar generoso para aqueles que nada têm”. Ao final, agradeceu aos amigos piauienses, por “abrir portas”, e defendeu a participação das mulheres em todos os espaços. “Nós precisamos que uma mulher puxe a outra. Eu me sinto extremamente orgulhosa quando vejo a conquista de uma mulher”, pontuou.
Dentre as autoridades que compuseram mesa de honra, estavam a diretora do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, Amanda Souto; a presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Cilene Sabino; e a presidente da Associação de Notários e Registradores do Piauí (Anoreg), Valéria Almeida. Também prestigiaram a solenidade, os deputados Ana Paula (MDB), Fábio Novo (PT), Gustavo Neiva (Progressistas), Hélio Rodrigues (PT), João Mádison (MDB), Severo Eulálio (MDB) e Simone Pereira (MDB), além da deputada licenciada Janaínna Marques (PT).
Da Redação