A estudante Lorrany Soares Ribeiro, da Unidade Escolar Leticia Macedo, localizada em Anísio de Abreu, a 576 quilômetros da capital Teresina, participou, na manhã desta segunda-feira (21), da abertura da semana de vivência do Programa Jovem Senador 2023, representando o estado do Piauí.
A cerimônia é realizada no Senado Federal, em Brasília, entre os dias 21 e 25 de agosto, reunindo 27 alunos representantes dos estados do Brasil, que recebem suas medalhas de premiação, tomam posse do Senado e elegem a Mesa Diretora. Durante quatro dias, eles participam de comissões temáticas, apresentam e debatem ideias legislativas e votam as propostas. Ao final, as sugestões aprovadas pelos alunos são apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), podendo até virar lei.
Filha, neta e bisneta de professoras, Lorrany sempre foi motivada pela sua família para focar e se destacar nos estudos. Ela expressa sua tamanha felicidade em poder participar da cerimônia do Jovem Senador. “O que mais tenho gostado daqui é o fato de estar conhecendo novas pessoas, novas culturas e ter a oportunidade de vivenciar o Senado brasileiro. Estou muito feliz de estar aqui representando o meu estado e espero fazer um bom trabalho. Sentar na cadeira do Senado Federal é algo muito significativo e importante para mim”, disse a jovem.
Lorrany venceu a etapa estadual da competição por meio de uma redação no formato dissertativo-argumentativo, que tinha como tema proposto: “Saúde mental nas escolas públicas”. A estudante contou com a orientação do seu professor de Língua Portuguesa, Welson Dias de Oliveira, que está acompanhando em Brasília. “Acompanhar a vivência da Lorrany está sendo muito satisfatório. Ela representa não só os estudantes do Piauí, mas também aqueles estudantes que mostram que são capazes e alcançam seus objetivos. A experiência como orientador está sendo muito interessante, tanto a Lorrany como eu, recebemos a medalha. Esse processo de orientação é muito rico pois aprendemos com o aluno e compartilhar a experiência com outros 26 professores orientadores dos estados é algo enriquecedor. Então, essa troca de experiência dessas práticas pedagógicas, com certeza, irá me ajudar na melhoria da minha prática como professor de Língua Portuguesa, e aos alunos na melhoria da produção da escrita”, afirma o professor.
Ao vencer a etapa estadual do Jovem Senador, Lorranny foi recebida pelo Secretário Washington Bandeira, que a parabenizou pela conquista e juntos trocaram informações sobre a história de vida da jovem, rotina de estudos, anseios profissionais, expectativas em relação à experiência no Senado e a paixão pela leitura e escrita. “Influencie, no bom sentido, os colegas de sala de aula e o estimulem nos estudos, a educação é um caminho de transformação. Que seja uma experiência maravilhosa em Brasília, de novas experiências culturais e de muito aprendizado”, disse o gestor.
Programa Jovem Senador
O objetivo do programa Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado.
O Jovem Senador é realizado anualmente, tendo como público-alvo estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos. O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.