Com foco em descentralizar cada vez mais as atrações da festa da lusofonia, o FestLuso terá uma programação em Parnaíba, cidade no litoral do Piauí. Será no dia 26 de agosto, paralelo às atrações do evento em Teresina, que acontecem entre 21 e 27 de agosto. Não esquecendo que o FestLuso está rompendo cada vez mais regiões e pela primeira vez também terá o módulo circulante Brasília, de 18 a 20 deste mês.
A programação com direito a ares praianos terá o espetáculo Transgressões, do Teatro Extremo, de Portugal. A apresentação será no Teatro Benjamim Santos, no Museu do Mar, às 20 horas. A entrada é gratuita, sendo obrigatório apenas levar um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao Programa Mesa Brasil, do Sesc, que é parceiro do FestLuso.
Transgressões, de Roald Hoffmann, aborda a história de Friedrich Wertheim, um químico de origem alemã, que se suicida, culpando-se por ter colocado nas mãos de terroristas uma maneira fácil de fazer uma neurotoxina. As circunstâncias e os motivos de sua morte perturbam profundamente a vida de três pessoas ligadas a Wertheim – sua filha Katie, Stefan o amante de Katie (um artista conceptual) e a segunda esposa separada de Wertheim, Julia. A vida dessas pessoas é fraturada pelo suicídio, percebendo-se que o conflito ético entre Katie e seu pai é muito profundo (Katie é cientista, bióloga molecular, mas com ideias muito diferentes sobre a responsabilidade social dos cientistas).
Duração de 60 minutos e é indicado para o público a partir dos 12 anos.
O FestLuso Teresina 2023 tem realização do Grupo Harém de Teatro. Patrocínio: Equatorial Piauí, por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT e Governo do Estado do Piauí. Apoio: SESC – PI. Produção: Navilouca Produções.
Da Redação
Com informações da Ascom