Neste dia 11 de agosto, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, usou as redes sociais para parabenizar todos os alunos no Dia do Estudante, dizendo que “nessa data tão especial, Dia do Estudante, parabenizo todos os protagonistas da nossa Rede Estadual de Educação, nossos alunos e alunas. Pela dedicação diária aos estudos, pelos resultados alcançados, por acreditarem na Educação como a grande ferramenta de transformação de suas vidas e da sociedade”.
Ao lado de Antônio Apolinário, ex-aluno da rede estadual aprovado em Medicina na UFPI, o gestor também reforçou o compromisso da gestão do governador Rafael Fonteles em promover uma educação verdadeiramente integral, com qualidade e equidade. “Estamos trabalhando para ter escolas com infraestrutura cada vez melhor e ações pedagógicas diversas de modo a garantir o máximo de oportunidades para que todos os nossos estudantes possam realizar seus sonhos, como foi o caso do jovem Antônio Apolinário, da Unidade Escolar Antônio Pereira de Araújo, em São Luís do Piauí, aprovado para Medicina na UFPI”, ressaltou.
“A palavra convence, mas o exemplo arrasta!”, a frase tem sido um lema do secretário de Educação ao lembrar, com entusiasmo, da conquista dos estudantes da rede estadual. “Somos influenciados pelas pessoas que admiramos. Imitamos suas atitudes. Essa gestão acredita no potencial dos alunos de escolas públicas e, por isso, temos estimulado a participação em Olimpíadas do Conhecimento, Jogos Escolares, na preparação para o Enem, Saeb, na universalização das escolas de tempo integral integrada à Educação Profissional Técnica e Tecnológica com oferta de cursos nas áreas que são de interesse deles, como tecnologia da informação com foco em inteligência artificial e games, marketing digital, energias renováveis e empreendedorismo para tornar esse aluno cada vez mais confiante e competitivo”, detalhou.
Estudantes que inspiram
Natural de São Luís do Piauí, a 306 km de Teresina, o jovem Antônio Apolinário Sousa é filho de agricultores e conquistou a sonhada vaga no curso de Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). As revisões do Pré-Enem Seduc e a oportunidade de tornar-se monitor e corretor de redações do projeto foram de extrema importância para a sua aprovação. “O sonho da minha família era que eu me tornasse médico e que eu fosse o médico da família. O meu sonho sempre foi fazer esse curso, sempre busquei ajudar as pessoas e vejo que a Medicina é um meio de ajudar as pessoas no seu bem-estar”, lembra o estudante.
Aprovado em 1º lugar, pelo sistema de cotas, no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Francisco Rafael também é exemplo de como o incentivo ao papel ativo do estudante pode inspirar a sua comunidade escolar. Para auxiliar os colegas na aprovação dos vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ex-aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, localizado em Castelo do Piauí (PI), criou um grupo de estudo dirigido utilizando os aplicativos de mensagens. Nos grupos, Francisco Rafael compartilha suas experiências, materiais de estudo e produz guias de conteúdo para os colegas.
“A mentoria começou com uma vontade que eu tenho em ajudar outras pessoas sobre o Enem. Nessa trajetória ganhei muita experiência, errando e acertando, e acredito que posso trazer este conhecimento para outras pessoas, tanto na preparação de estudos, quanto no momento da prova”, esclareceu Francisco Rafael.
A estudante de 16 anos, natural de Anísio de Abreu, município piauiense localizado a 576 quilômetros da capital Teresina, será a representante do Piauí no Concurso Jovem Senador 2023, após ter vencido a etapa estadual da competição.
Lorrany integrará o grupo com os ganhadores dos demais 26 estados para a Semana de Vivência Legislativa que acontece no Senado Federal, em Brasília. Nesta edição, o Jovem Senador propôs aos jovens candidatos a temática “Saúde mental nas escolas públicas”.
Aluna da 1ª série do Ensino Médio do Ceti João Henrique de Almeida Sousa, Sarah foi a vencedora da fase estadual da 52ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pelos Correios.
A estudante do Ceti Augustinho Brandão foi a vencedora do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²). Évilyn foi a única dentre os 2.739 participantes desta segunda fase a acertar todas as questões da prova, atingindo a nota máxima.