Em mais um ano de parceria, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) está nos preparativos finais para receber a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) e o 26º Seminário Língua Viva. Com expectativa de 200 mil visitantes nesta edição, o maior evento literário e cultural do estado acontece de 11 a 20 de agosto, no Espaço Rosa dos Ventos na UFPI. Esse ano serão homenageadas três grandes nomes da literatura brasileira: Esperança Garcia, Lygia Fagundes Telles e Millôr Fernandes. Esta é decima edição no Salipi sediada no Campus da UFPI de Teresina.
Segundo o Vice-Reitor, Viriato Campelo, há um esforço da UFPI em ampliar a parceria com a Fundação Quixote a cada edição do Salipi. “Neste ano temos a oportunidade de acolher membros da organização do evento dentro de um espaço aqui na UFPI. Foram disponibilizadas salas da Galeria Afrânio para que a equipe administrativa do salão possa ter esse local para trabalhar na Universidade. Além disso, estamos trabalhando na finalização dos estandes”, comenta. O vice-reitor acrescenta como deve ser a participação da Universidade na programação do evento. “Entre as ações realizadas, estaremos na coordenação de três mesas, que vão abranger temas como Torquato Neto, literatura feita por mulheres, literatura e diversidade”, acrescentou.
A estrutura física da Universidade também foi reforçada para a realização do Salipi, o Prefeito Universitário, Prof. Alessandro Rhadamek, pontua melhorias que foram realizadas na Instituição. “Entre as providências tomadas, buscamos reforçar nossas ações com o Cine Teatro da UFPI, que deve receber palestras, com a manutenção do espaço, incluindo limpeza geral e revisão da estrutura. Também foram intensificados os trabalhos no Espaço Rosa dos Ventos e Espaço Arco, isso inclui: manutenção dos banheiros, da rede elétrica e hidráulica, capina e poda, manutenção dos extintores.” explicou.
O prefeito acrescenta que foram estabelecidas medidas que visam reforçar a segurança dos visitantes. “Queremos proporcionar um espaço seguro aos participantes do evento, então estamos em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Strans, alinhando estratégias de segurança e vigilância. Tudo está sendo pensado para garantir a realização de mais uma edição do Salipi”, explica.
Salipi na UFPI
Esta será a décima edição em que a UFPI realiza o evento. Desde 2014, o SaLiPi acontece no espaço Rosa dos Ventos, em Teresina, que é o espaço que mais abrigou edições do Salão, desde seu surgimento em 2003. A EDUFPI e a Livraria Universitária Monsenhor Melo têm presenças garantidas no evento.
Como parceira, a UFPI realiza junto com a Fundação Quixote salões regionais de livros, como Salão do Livro de Valença do Piauí, SaLiVa; o Salão do Livro de Parnaíba-PI, SaLiPa e o Salão do Livro de Bom Jesus/SaLiBom, realizado no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus.
Salipi 2023
Com o tema “Com livros há esperança, e com esperança, liberdade”, o 21º é uma celebração da literatura e da cultura brasileira. A partir desse ano, o Salipi acontecerá no mês de agosto para comemorar o aniversário de Teresina.
Dos dias 11 a 20 de agosto, o público vai poder vivenciar espaços já consagrados, como o Seminário Língua Viva, Bate-Papo Literário, Curso de Escrita Criativa, Estação Letras e Expressões, Palco Marcus Peixoto, Espaço de Alimentação e Feira de Livros.
Este ano participam: Zezé Motta, Djamilla Ribeiro, João Moreira Salles, Itamar Vieira Jr, Micheliny Verunschk, Daniel Munduruku, Raphael Montes, Ana Maria Gonçalves, João Silvério Trevisan, Lira Neto, Paulo Roberto Pires, Kaká Werá, George Mendes, Gabriel Isaac entre outros nomes da literatura brasileira.
Confira a programação completa do evento no site oficial.