Desde quando assumiu a gestão da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), o secretário Fábio Abreu tem se aproximado de cada prefeitura do Estado do Piauí, através do Termo de Cooperação da Secretaria com os municípios. O termo tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local sustentável da agricultura familiar. E até o momento, já foram assinados termos contratuais entre a Secretaria com mais de 40 prefeituras.
Na última semana, prefeitura de mais um município assinou o Termo de cooperação com a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA). Dessa vez, foi a prefeitura de Patos do Piauí, através do prefeito Joaquim Neto que assumiu esse compromisso de capacitar famílias de agricultores na região.
“É muito importante esse termo para oferecermos melhores condições para os nossos trabalhadores rurais. O nosso município tem toda a sua base econômica na agricultura. Nós queremos fortalecer cada vez mais essas parcerias para assegurar que a comunidade agrícola cresça economicamente na nossa região”, avaliou o prefeito de Patos do Piauí, Joaquim Neto.
O termo de cooperação tem validação de 4 anos, e para a execução do termo, não há repasse de recursos financeiros. Um servidor contratado pelo município é cedido para a Secretaria com a finalidade de exercer atividades em regime de parceria. “Com o termo de cooperação nós contribuímos para a geração de empregos e postos de trabalho para a melhoria da renda familiar, pois as famílias de agricultores são capacitadas e assessoradas para o aprendizado de novas técnicas de produção”, avaliou Fábio Abreu.
Os municípios que já assinaram foram: Simões, Santo Antônio de Lisboa, Campo Grande do Piauí, Itainópolis, Brejo do Piauí, Socorro do Piauí, Curral Novo do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Paquetá, Caridade do Piauí, Sebastião Barros, Queimada Nova, Lagoa de São Francisco, Alegrete do Piauí, Massapê do Piauí, Bela Vista do Piauí, Paulistana, Água Branca, Itaueira, Vera Mendes, São Luís do Piauí, Júlio Borges, Monsenhor Hipólito, Coivaras, Jaicós, Bocaina, Acauã, São João da Canabrava, Nova Santa Rita, Belém do Piauí, Porto, Campo Alegre do Fidalgo, Agricolândia, Luís Correia, Patos do Piauí, Geminiano, Fronteiras, Batalha, Piracuruca, Nossa Senhora dos Remédios, Jurema, Domingos Mourão.
“Nosso objetivo com os termos de cooperação é a construção do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do Município, mediante a implementação de ações integradas e complementares de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) e capacitação, com intuito de melhoria da qualidade de vida da população local”, explicou Eliane Carvalho, coordenadora de convênios da Sada.
Com informações da Ascom