25.8 C
Teresina
sábado, setembro 28, 2024
Dengue
InícioDestaquesVice-prefeito de São Lourenço do Piauí é preso por compra de votos

Vice-prefeito de São Lourenço do Piauí é preso por compra de votos

A Polícia Militar prendeu no domingo (6) o vice-prefeito eleito de São Lourenço do Piauí, Wallacy Rangel de Oliveira Paes Damasceno, mais conhecido como Neném, acusado de realizar prática de boca de urna, durante a votação da eleição suplementar realizada na cidade. Outras duas pessoas foram detidas, uma delas, suspeita de comprar votos para o candidato do PT, derrotado no pleito.

O delegado Francisco Carvalho, da Delegacia de São João do Piauí, confirmou a informação.

“Nós, da Delegacia de São João do Piauí, ficamos responsáveis por fiscalizar a eleição em conjunto com a Justiça Eleitoral e a Promotoria Eleitoral. Fizemos a condução de três pessoas”, informou.

O delegado acrescentou que Wallacy Rangel foi conduzido até a delegacia e liberado após a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Outra pessoa, uma mulher, também foi detida por suspeita de boca de urna e liberada em seguida. Ela irá responder em liberdade.

“O Wallacy foi conduzido pelo crime eleitoral de arregimentar eleitores, que consiste em captar eleitorado nas proximidades da seção eleitoral, é a popular boca de urna. Contra ele foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e ele vai responder a esse crime em liberdade. Contra essa outra nacional foi lavrado o TCO do mesmo crime”, detalhou o delegado Francisco Carvalho.

Eleição suplementar em São Lourenço do Piauí
hiago Damasceno Ribeiro Santana e Wallacy Rangel de Oliveira Paes Damascento, da (Coligação “São Lourenço em Boas Mãos”, partidos PSB e PP) foram eleito prefeito e vice-prefeito de São Lourenço do Piauí. Os candidatos tiveram 2.251 votos (56,33% dos votos válidos) contra 1.745 votos (43,67% dos votos válidos) recebidos pela chapa concorrente, Raimundo Nonato de Sousa Marques e o vice, Marcelo Ribeiro de Oliveira (Federação “Brasil da Esperança – Fé Brasil”, partidos PT, PC do B e PV).

De acordo com o TRE-PI, compareceram às urnas 4.147 eleitoras(es) (84,51 % do total de 4.948 aptos a votar).Votos brancos foram 46 (1,11% dos votos apurados) e nulos 105 (2,53%). As abstenções somaram 760 (15,49% dos votos apurados).

A apuração foi concluída às 18h12min deste domingo (6), com a totalização dos votos das 16 seções eleitorais, instaladas em 9 locais de votação, sendo 5 na Zona Urbana e 4 na Zona Rural. Foram mobilizados 64 mesárias(os). O horário de votação foi das 8h às 17h.

Cassação
A eleição suplementar em São Lourenço do Piauí foi realizada devido a cassação dos diplomas de Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e de Valdeci Paes de Castro (PSB), eleitos Prefeito e Vice-Prefeito, em 15 de novembro de 2020, e condenados por captação ilícita de sufrágio (compra de voto), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão judicial ordinária de 11 de abril de 2023.

Da Redação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI