Entidades da sociedade civil organizada receberam, nesta quarta-feira (2), no auditório da Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), carta de créditos do Sistema Estadual de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (SEIPS). Foram selecionados 41 projetos que receberam até R$ 129.600 provenientes do Governo do Estado, oriundos do ICMS para desenvolver ações sociais.
A presidente do Conselho Estadual do SEIPS e secretária da Sasc, Regina Sousa, explicou que os recursos são de renúncia fiscal das empresas. “O Governo ajuda as entidades abrindo mão desses recursos que são repassados para as entidades parceiras que fazem um trabalho social”. Regina Sousa destaca que é importante que as empresas abracem esses projetos, pois elas não têm prejuízo. Os recursos repassados correspondem a 0,2% da receita líquida do Estado.
Um dos projetos contemplados com carta de crédito é o do Centro Operário Campomaiorense. A entidade completará 100 anos de fundação em 2025, desenvolvendo ações nas áreas de cultura, assistência social e na promoção da dignidade da pessoa humana. Atualmente, a entidade atende cerca de 100 crianças e jovens e, segundo Jean Medeiros, presidente do Centro Operário, os recursos serão utilizados para ampliar o número de atendimentos, oferecendo mais capacitação e melhorando a infraestrutura da entidade, que pela primeira recebe carta de créditos do SEIPS.
Outra entidade que teve, pela primeira vez, projeto aprovado pelo SEIP foi a Associação de Moradores da Localidade Caldeirão do Saco, do município de Inhuma, distante 250 km de Teresina. A presidente da Associação, Risoleide Maria de Carvalho Reis, conta que os recursos serão para compra de placas solares, bebedouros e ampliação da sede da entidade com o objetivo oferecer mais conforto aos 80 associados. Ela informa que a Associação já desenvolve projetos de abastecimento de água e energia, de construção de casas e de aquisição de equipamentos agrícolas.
A Sociedade Espírita João Nunes Maia já foi contemplada com projetos em anos anteriores e neste ano vai implantar uma padaria com os recursos da carta de crédito para atender as 700 crianças da Creche Fernando Miramez, ligada à Sociedade, e também oferecerá cursos para a comunidade.
Evany Gomes, presidente da Sociedade Espírita João Nunes Maia, informa que a entidade já foi contemplada com carro, energia solar e quadra poliesportiva que atendem crianças e jovens. “Agradecemos o incentivo dado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e nós também observamos a evolução das instituições com esses projetos que ajudam, a cada dia, mais e mais crianças e jovens”, disse Evany.
Este ano foram inscritos no SEIPS 103 projetos entre prioritários e secundários, dos quais 41 foram aprovados para receber a carta de crédito com valores que chegam a R$ 129.600,00.