Ao menos nove estados decretaram estado de emergência zoossanitária para a gripe aviária. Nesta sexta-feira, o governo do Piauí anunciou a medida. O estado não tem nenhum registro de caso confirmado da doença.
O que aconteceu
Atendendo a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária, estados decretaram estado de emergência zoossanitária pelo risco de gripe aviária. Veja quais:
- Santa Catarina
- Espírito Santo
- Bahia
- Tocantins
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Rio Grande do Sul
- Sergipe
- Piauí
A recomendação do Ministério foi publicada no dia 20 de julho. A orientação é de que mesmo os estados onde não há registro da doença adotem as medidas, porque, segundo o ministério, a ocorrência de um caso em ave comercial afetaria todo o país.
Desde 22 de maio, todo o território nacional está em estado de emergência zoossanitária.
Justificativa. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o estado de emergência já declarado em âmbito federal possibilita a disponbilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios nas instâncias federal, estadual e municipal. No entanto, para que estados e municípios possam acessar esses recursos, é necessário que adotem medidas semelhantes, como, por exemplo, assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária.
Gripe aviária
Até o momento, o país registrou 74 focos de casos da doença, sendo 72 em aves silvestres e 2 em aves de subsistência. Os estados afetados foram Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul.
A doença pode afetar seres humanos e a exposição direta a aves silvestres infectadas é o principal fator de transmissão.