Uma enfermeira identificadacomo Laurimary Caminha e um motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina foram baleados neste sábado (15), durante um atendimento no bairro Vamos Ver o Sol, na zona sul da Capital.
De acordo com informações preliminares, a equipe do SAMU foi acionada para atender um homem que havia sido baleado no bairro e ao chegar ao local os socorristas foram recebidos com diversos disparos de arma de fogo. A enfermeira foi atingida com um tiro na coxa e o motorista da ambulância foi baleado na perna.
O médico, que também estava na equipe e não foi atingidos pelos tiros, realizou os primeiros socorros e encaminhou as vítimas ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Os dois funcionários do SAMU que foram baleados estão estáveis. O indivíduo que receberia os primeiros socorros da equipe também foi encaminhado ao HUT
Equipes do 22º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, responsável pelo policiamento na região, foram acionadas e iniciaram diligências no intuito de localizar os envolvidos no atentado. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil do Piauí.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio de nota, lamentou o ocorrido e ressaltou que os dois profissionais do SAMU estão bem, apesar da situação.
Confira a nota na íntegra:
A Fundação Municipal de Saúde lamenta o ocorrido agora à noite (15) com dois profissionais do SAMU Teresina que prestavam socorro a uma vítima no bairro Vamos Ver o Sol. A FMS está prestando todo o socorro a enfermeira e ao condutor da ambulância. Eles foram baleados quando estavam fazendo uma remoção e o carro foi dirigido pelo médico da equipe que levou as vítimas para o Hospital de Urgência de Teresina-HUT.
A enfermeira foi transferida para um hospital. particular e está passando por avaliação médica. O motorista fez cirurgia no HUT e passa bem.
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) emitiu nota lamentando o ocorrido e criticou a falta de segurança para os profissionais durante o horário de trabalho.
Veja a nota:
O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) informa que a conselheira Enfª Laurimary Caminha foi vítima de um disparo de arma de fogo durante o exercício de sua profissão, em ocorrência realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na noite deste sábado, 15 de julho de 2023.
Ato de covardia extrema, o episódio evidencia o risco ao qual profissionais de Enfermagem são expostos diariamente, com pouca ou nenhuma segurança durante o horário de trabalho. É inadmissível que ainda tenhamos que nos deparar com casos como esse enquanto desempenhamos nossas atividades.
Estamos acompanhando o desenrolar deste lamentável incidente, com a adoção das medidas cabíveis. À Drª Laurimary, o nosso apoio, solidariedade e orações pelo restabelecimento de sua saúde.
Todo e qualquer ato de violência contra profissionais de Enfermagem são veementemente repudiados por esta autarquia federal. O Coren-PI reafirma o seu compromisso de proteger a boa prática de Enfermagem e o direito à Saúde do cidadão, bem como de garantir a segurança dos profissionais e da população assistida.
Da Redação