O magistrado João Gabriel Baptista posse nesta sexta-feira (14) como desembargador no Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A vaga, preenchida em obediência ao critério do merecimento, foi aberta pela aposentadoria voluntária do desembargador Oton Lustosa.
“É uma grande honra poder integrar o Tribunal. No primeiro grau, agimos sempre de forma individual e isso traz uma preocupação. Mas, no Tribunal, apesar de ser um colegiado, em regra trata-se de decisão final. Então, a responsabilidade é muito maior. Vamos tentar agir como sempre agimos, com equilíbrio e buscar as melhores decisões para os casos apresentados”, afirmou o magistrado João Gabriel Baptista.
O presidente do TJ-PI, Hilo de Almeida Sousa, ressaltou as qualidades do desembargador empossado e falou dos desafios que cada magistrado encontra no tribunal.
“A Corte está muito feliz porque está recebendo hoje, para compor seu quadro, o nosso desembargador João Gabriel, um cidadão honrado, um magistrado que, além do preparo intelectual, da reputação ilibada, do notório conhecimento jurídico, é um cidadão sóbrio, simples, humilde, de bom trato. Os desafios são os mesmos de todos os desembargadores que ocupam esta Corte, que é levar a Justiça onde o povo está, trabalhar para prestar uma Justiça mais inclusiva, mais resolutiva e mais cidadã”, enfatizou o desembargador Hilo de Almeida Sousa.
O governador Rafael Fonteles disse ter convicção de que o novo desembargador atuará com competência e de maneira célere e justa. “Temos a convicção plena que o senhor desempenhará a sua missão com muita competência, como fez nos 34 anos de magistratura, passando por diversas comarcas, com experiência no Tribunal de Justiça. Tenho certeza que o senhor será um homem justo, como sempre foi, célere, e antenado com as novas tecnologias, com os novos desafios desse mundo”, frisou.

Currículo
João Gabriel Baptista nasceu em Floriano e possui graduação e especialização em Direito pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e aperfeiçoamento em Curso de Preparação à Magistratura pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí. Possui experiência também na docência, como professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi).
Da Redação