O livro “Agulha de coser o espanto” (Instituto Amostragem, 2023), de Diego Mendes Sousa, terá concorrido lançamento na Parnaíba, terra natal do poeta.
O obra terá apresentação presencial do extraordinário teresinense Luiz Ayrton Santos Junior, poeta, médico, pesquisador e membro da Academia Piauiense de Letras (APL).
Em 2023, o escritor Diego Mendes Sousa comemora vinte anos da sua carreira literária, iniciada aos treze anos de idade na cidade de São Luís do Maranhão, cujas primeiras experiências líricas foram inspiradas pela alta literatura de Nélida Piñon, de Ferreira Gullar, de Gerardo Mello Mourão, de Carlos Nejar e de Benjamim Santos.
Abrigado pela Rua do Sol da capital maranhense, o menino deparou-se com a sua vocação, cujo destino sagrou-se no coração da Parnaíba, suas raízes metafísicas, o seu glorioso mistério existencial.
A palavra “coser”, para Diego Mendes Sousa, significa a simultaneidade do ser, que habita a alma do tempo, com ascendência no ridículo, também herdeira da inocência e do amor. Reconhecimento evocativo que se quer na estranheza e no encantamento.
“Poesia é comoção, sobretudo, voo, só voo, cujo único horizonte almejado é o Belo, em sua asa de magia mais terrível, a força do canto cruel, que abisma e fascina”, afirmou Diego Mendes Sousa.
“Agulha de coser o espanto” é o décimo segundo livro de poemas de Diego Mendes Sousa.
CONVITE
Sessão de autógrafos de “Agulha de coser o espanto”, de Diego Mendes Sousa
Dia: 15 DE JULHO DE 2013 (Sábado)
Horário: 19h
Local: Auditório Vicente Correia – SENAC – Parnaíba – PI