“Um soldado do fogo valente, é na paz a sagrada missão”. Os membros do Corpo de Bombeiros Militar cantaram o seu hino na sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta quinta-feira (13). O evento, proposto pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), serviu para o Poder homenagear a instituição e celebrar as conquistas que ela tem tido nos últimos anos.
Em seu discurso, o parlamentar destacou que todo bombeiro dedica a sua vida a salvar a de outras pessoas e que isso é reconhecido pelos piauienses. “Se você perguntar a qualquer membro da sociedade o que é Corpo de Bombeiros ele vai dizer ‘salvar vidas”, resumiu Gessivaldo Isaías.
Por conta disso, ele afirmou que sempre tem o prazer de representar as causas da instituição na Alepi. Ele lembrou do projeto de sua autoria que criou a Lei de Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar e elogiou a secretária Regina Sousa por ter sancionado a legislação quando era governadora. Também falou da destinação de emendas para a compra de ambulâncias que são importantes para o trabalho da instituição.
O secretário de Segurança Chico Lucas falou que é sempre uma alegria tratar os assuntos dos bombeiros. “As pautas mais simpáticas à sociedade são as do Corpo de Bombeiros porque ele sempre traz um gesto e uma renovação das esperanças”, explicou o secretário. Chico Lucas falou que o governador Rafael Fonteles está comprometido com a expansão da instituição e que encara o desafio de levá-la para mais cidades como um dos principais compromissos para a segurança dos piauienses.
Ações que são celebradas pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel José Rego. Ele disse que, assim que voltou à ativa para assumir o posto, levou o plano de expansão para o ex-governador Wellington Dias. Desde o retorno, em 2021, a instituição chegou a São Raimundo Nonato e logo deve chegar a Oeiras.
Além disso, está sendo feito o concurso que vai dobrar o número de bombeiros e, para o próximo ano, está previsto um certame para oficiais. Cidades como Uruçuí, Corrente, Esperantina, Bom Jesus e Valença do Piauí já estão com previsão para receberem estruturas dos bombeiros e investimentos de R$20 milhões vão ser feitos este ano.
O Coronel José Rego ainda lembrou da importância dos bombeiros para a história do mundo e do país. A primeira instituição criada com funções semelhantes nasceu ainda na Roma Antiga e no Brasil, no século XIX, por intermédio de Dom Pedro II, patrono do Corpo de Bombeiros no país. Em solo piauiense, ele completa 79 anos de existência este ano.
A instituição também foi representada na Tribuna pelo Capitão Vera Cruz que agradeceu e parabenizou o deputado Gessivaldo Isaías e o secretário Chico Lucas, principalmente, pela realização do concurso. Ele lembrou que os bombeiros estão todos os dias em todos os lugares com toda a coragem para desempenhar a sua função.
A sessão solene foi prestigiada por representantes da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e a Tenente Das Dores esteve representando todas as mulheres bombeiras. Além do parlamentar que propôs a homenagem, os deputados B. Sá (Progressistas) e Ziza Carvalho (MDB), participaram do evento no Plenário.