Um prédio de um conjunto residencial desabou na manhã de hoje no bairro do Janga, em Paulista, no Grande Recife. Três pessoas morreram e três já foram resgatadas com vida, segundo informações da Defesa Civil às 15h (horário de Brasília).
O que aconteceu?
Um prédio desabou parcialmente no Conjunto Beira Mar, por volta das 6h35, segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros;
Um homem de 45 anos, um menino de 12 anos e uma mulher, de 43 anos, foram encontrados mortos nos escombros. Duas mulheres, de 15 e 65 anos, e um rapaz de 18 anos foram socorridos com vida e levados a hospitais.
Outras 10 pessoas seguem desaparecidas (sendo 2 homens, 2 mulheres e 6 crianças e adolescentes), segundo a Defesa Civil. Uma delas se comunica com os Bombeiros e recebe amparo com oxigênio;
Quatro homens (de 16, 17, 21 e 22 anos) foram encontrados com vida fora da edificação. Ainda não foram divulgados os nomes das vítimas e desaparecidos.
Cães farejadores do Corpo de Bombeiros fazem buscas por possíveis soterrados e foram responsáveis pelo encontro de uma vítima com vida;
Os prédios já tinham sido condenados pela Defesa Civil por risco de desabamento, mas três famílias ocupavam o imóvel no momento do ocorrido, informou a Prefeitura de Paulista;
Segundo a prefeitura, a interdição do local ocorreu em 2010, mas “o prédio foi reocupado por grupos sem-teto” e ajuda já tinha sido pedida à Caixa Econômica Federal e seguradoras responsáveis para “solucionar esse problema crônico”.
O UOL perguntou à prefeitura se os outros prédios do conjunto seriam isolados pela Defesa Civil, mas não teve retorno sobre o assunto até o momento.
O desabamento ocorreu após uma noite de fortes chuvas no Grande Recife, que está em estado de atenção por causa das precipitações.
Prefeito lamenta mortes
O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB) disse, em vídeo, que as equipes das secretarias de Desenvolvimento Social e da Saúde, e a Defesa Civil estão prestando assistência no local desde a manhã desta sexta-feira (7).
O gestor alega que a prefeitura já havia alertado para o perigo de desmoronamento da construção há mais de 10 anos e que agora será cobrada a responsabilidade da seguradora do espaço.
“A gente sabe de outras cidades que tiveram prédios que caíram e pessoas perderam a vida. É preciso que isso sirva de alerta a essa seguradora para tomar as providências [adequadas] para que outras pessoas não faleçam e outras cidades não passem pelo que Paulista está vivendo agora.” Yves Ribeiro, prefeito de Paulista
https://www.instagram.com/reel/CuZi5I5sEad/




