O deputado federal Florentino Neto (PT) defendeu a aprovação do projeto de reforma tributária (PEC 45/19), durante discurso no Plenário da Câmara nesta quinta-feira (6). Para o parlamentar, hoje é um dia histórico para o Congresso Nacional, que terá a oportunidade de votar um projeto que vai permitir que o Brasil saia de um sistema tributário ultrapassado, oneroso para o cidadão, para o empresário e que não representa a pujança da economia brasileira.
Discutida há cerca de 40 anos, a proposta em análise busca simplificar o sistema de tributação no país e reduzir a carga de imposto, o que resultará em mais transparência tributária, menos litígios e ações judiciais de ordem tributária, gerando mais competitividade para o país de forma interna e externa. “ Haverá a unificação dos tributos sobre o consumo – PIS, Cofins, IPI, ICMS estadual e ISS municipal – em um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será cobrado no local de consumo e não cumulativo, por meio do IBS nacional e do IBS Sub-Nacional” destacou o parlamentar.
Florentino Neto, que integra a Comissão de Desenvolvimento Economico, assegura que todo mundo será beneficiado com a reforma tributária que vem sendo pensada, planejada e é necessária para o crescimento econômico do Brasil. “ As economias mais modernas, os países mais desenvolvidos utilizam um sistema tributário muito assemelhado ao modelo de tributação de bens e serviços como esse que o Brasil vai adotar”.
Durante o seu discurso, o deputado fez questão de parabenizar os governadores do Nordeste que fizeram uma carta de apoio à aprovação da reforma tributária. Florentino destacou a posição do governador Rafael Fonteles, que atuou nos últimos cinco anos como presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do DF), para pautar a matéria. “Ele trabalhou muito para tivéssemos o momento que estamos vivendo hoje” ressaltou.
O governador Rafael Fonteles tem defendido a aprovação do projeto , considerando-o uma das pautas mais necessárias e importantes para o desenvolvimento do Brasil. Hoje, ele se reuniu com os deputados piauienses para dialogar sobre alguns pontos da reforma. Em consenso, os parlamentares presentes a reunião declararam apoio ao texto do deputado Aguinaldo Ribeiro.