O Ministério Público do Piauí (MP-PI), por meio do promotor de Justiça, Ari Martins, denunciou o ex-prefeito de Barro Duro, Deusdete Lopes da Silva, pela prática de 29 crimes de licitação.
De acordo com o MP-PI, os fatos ocorreram no ano de 2012, tendo sido apurados pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e pela Delegacia de Combate à Corrupção.
“A denúncia foi oferecida em julho de 2023, contendo diversos pedidos de proteção ao processo e à sociedade, a exemplo do pagamento de fiança no valor de cem salários mínimos e a proibição de que o denunciado ocupe cargos públicos, incluindo mandatos eletivos, até o final do processo”, diz o MP-PI.
O MP-PI informou que somadas as penas dos crimes imputados ao denunciado, pode-se chegar à eventual condenação por mais de 145 anos de reclusão.
Na denúncia, o promotor Ari Martins também pede a condenação do denunciado ao pagamento de reparação mínima de danos, em valor não inferior a R$ 660 mil, o equivalente ao montante pago sem licitação a diversos fornecedores do município à época dos fatos.
Com informações do MP-PI
Foto: Reprodução