24.8 C
Teresina
segunda-feira, setembro 30, 2024
Dengue
InícioGeralDicas de viagem: Barra Grande, a sensação do turismo piauiense

Dicas de viagem: Barra Grande, a sensação do turismo piauiense

Nunca é demais falar do potencial turístico do Piauí. De Norte a Sul há opções encantadoras para a atividade turística, seja no ambiente ecológico, histórico, paisagístico, litorâneo e até do agronegócio.

 

Esse potencial turístico dos mais destacados do país, localizado no Estado do Piauí, tem sido alvo objetivo do Sebrae-PI, envidando esforços incansáveis no sentido do fortalecimento da atividade, em busca de resultados para os empreendedores e satisfação do turista.

Envolvendo os Municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia e Cajueiro da Praia, essa ação do Sebrae-PI é destacada. Exemplo disso é a parceria com o poder público e entidades do trade turístico do Litoral piauiense, quando foi construído o Plano de Ação Estratégico de Mercado do Litoral Piauiense, composto de prioridades para ampliação de mercado, objetivos estratégicos e projetos/ações que permitissem orientar a atuação de todo o trade turístico com o intuito de viabilizar a ampliação do fluxo de turistas. O Plano foi elaborado com foco no mercado turístico e nas suas principais conexões com a comercialização, parcerias e atrações, e para tanto foram realizadas diversas atividades, organizadas em quatro etapas: Sensibilização e levantamento de informações; Construção do cenário atual e posicionamento pretendido; Construção do plano de ação integrado; e as conclusões para a apresentação final, sempre envolvendo o trade turístico daqueles quatro municípios.

O Plano gerou ações especialmente desenvolvidas para a definição do Roteiro turístico, do Mercado de turismo, e da Economia criativa. Tudo no sentido de que sejam alcançados, como resultados, a qualificação e gestão integrada; a diversificação e inovação dos produtos e atrativos; a criação e fortalecimento de parceria; a divulgação e promoção estratégica; e a aproximação e ampliação de mercado.

Em verdade o que almeja o Sebrae-PI com estas ações, além do fortalecimento e a ampla divulgação da estrutura turística do Estado, é a profissionalização da atividade, gerando emprego, renda, e qualificação na prestações dos serviços que fazem acontecer o setor.

Exemplo dessa luta foi a realização, em 2018, do Begê – Sabor e Sol, festival gastronômico que o Sebrae do Piauí, realizou em agosto daquele ano em Barra Grande, focando a gastronomia e o turismo, e que reuniu vários renomados chef’s de cozinha, como Naim Santos, Manoel Bezelga e Igor Rocha, que ali fizeram consultoria de preparação e apresentação de pratos, na capacitação de montagem de pratos, beneficiando o visual e pelo sabor dos mesmos. Junto a estes, também uma oficina de preparo de drinks e coquetéis especiais, objetivando qualificar os funcionários dos meios de hospedagem e alimentação. Essa ações se deu em parceria com o Serviço Social da Indústria, o Sesi, e reuniu mais de 20 estabelecimentos ali existentes.

Cenário atual
Cinco anos depois dessa atividade, o turista pode testemunhar, junto com o todo o potencial turístico do Litoral piauiense o quanto evoluiu a qualidade dos serviços de toda a estrutura do trade turístico desse belíssimo cenário, onde se destacam os diversificados pontos turísticos dos quatro municípios da região – Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba.

 

Com potencial turístico dos mais destacados do país, o Estado do Piauí tem investido de forma objetiva e contínua no fortalecimento dessa atividade, geradora de resultados perenes quando consolidada.

 

Barra Grande
Exemplo desse investimento está na estruturação do ambiente turístico no Litoral, onde é destaque o manancial que se vislumbra em Barra Grande, na região do Município de Cajueiro da Praia, cidade que tem cerca de 8.000 habitantes, e que assim foi batizada por ter na sua área aquele que é considerado o maior cajueiro do mundo, com quase 9 mil m² e cerca de 200 anos de idade.

Parte do maior cajueiro do mundo

Barra Grande tem variados atrativos. Atualmente, além dos berçários naturais de pássaros e espécies marítima, da ótima gastronomia, da paisagem exuberante, das destacadas opções de hospedagem, de um mar deslumbrante, há os ventos ideais para velejo, e que tem sido decisivo como atração para os praticantes do Kitesurf egressos de todas as regiões do país e até do exterior.

Vista panorâmica de Barra Grande

Essa temporada de ventos tem início justamente neste mês de julho, indo até o final de Janeiro. Entre os meses de outubro e novembro estes ventos passam dos 30 nós à tardinha, ideal para a boa prática do esporte náutico. Aliás, nesse horário falta espaço para selfies e registros fotográficos inigualáveis do sol se pondo.

Espaço congestionado pelo Kite Surf

ESPAÇO “CONGESTIONADO” PELO KITESURF
Mas toda essa ebulição turística está relacionada à estrutura oferecida pelo poder público, tanto em nível de governo estadual quanto municipal. E ela está consolidada com estradas conservadas, segurança e demais serviços que aos poucos foram apagando as lembranças dos dias difíceis onde se improvisava soluções ou estas eram tomadas de forma paliativa.

Por conta dessa estruturação que em muito beneficia o turismo naquela região, Barra Grande foi destaque na agenda do governador Rafael Fonteles quando da sua viagem à Estônia, em abril recente. Na ocasião, por meio da Agência de Atração de Investimentos do Estado do Piauí (Investe Piauí), foi apresentado às autoridades daquele país o programa Nômades Digitais do Piauí e o Portal Piauí Startups. Na ocasião deu-se a conhecer o que o Piauí tem criado em termos de soluções tecnológicas para o desenvolvimento de empresas, bem como as belezas disponíveis enquanto destino turístico para receber o público europeu e de outros continentes.

Barra Grande foi então apresentada como destino turístico sustentável para nômades digitais, profissionais que trabalham remotamente em várias partes do mundo. Pretende-se atrair este público para a vila no município de Cajueiro da Praia, no litoral piauiense, que tem hoje uma das praias mais festejadas do país. A estrutura, o conforto e os atrativos de Barra Grande foram mostrados em transmissão ao vivo no evento.

Distante cerca de 380 km de Teresina, Barra Grande, que tem sua origem na pequena vila de pescadores, é hoje um charmoso ponto de lazer piauiense, senão o mais charmoso de todos. Seus pontos altos estão na tranquilidade, na boa comida, na qualidade do sol, das pousadas, no artesanato e nas opções de atividades e passeios, como do Cavalo Marinho e da Lagoa do Mangue, cuja organização é da Associação dos Condutores de Turismo de Barra Grande (Barratur), e feito de barco pelo mangue, indo até o estuário do Cavalo Marinho. Ou à Coroa de Iemanjá, possível apenas com maré baixa, podendo-se caminhar mar adentro para a Coroa de Iemanjá, uma faixa de areia exposta, formação de pedras em forma de coroa que só aparece com a descida da maré e proporciona uma vista especial de Barra Grande. Ou ainda a visita ao Peixe Boi, em Cajueiro da Praia, feito sempre pela manhã,devido ao rigor do sol. O passeio é feito de barco, a partir da Praia do Itam, rumo ao mirante do Peixe Boi, localizado no meio do Rio Timonha, seguindo-se passeio pelo mangue. Com um pouco de sorte o turista pode apreciar o Peixe Boi no seu habitat natural.

Pôr do sol: Espetáculo diário em Barra Grande
Competições esportivas de náutica

Confira, em breve, outras sugestões de turismo para estas férias de julho de 2023.

Boa viagem!

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI