Verstappen, da Red Bull Racing, venceu neste domingo (2) o GP da Áustria após superar uma pressão inicial de Charles Leclerc, da Ferrari, e alcançou a 42ª vitória da carreira. O fim de semana do holandês foi perfeito, ele cravou a pole, venceu a corrida sprint e passeou no Red Bull Ring.
O pódio do GP da Áustria
- Max Verstappen (Red Bull)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Sergio Perez (Red Bull)
Verstappen supera número de vitórias de Ayrton Senna
No último GP, no Canadá, o holandês havia igualado o número de vitórias da carreira de Senna. Com a vitória na Áustria, ele superou a marca do ex-piloto brasileiro.
Como foi a corrida
Verstappen segura Leclerc na primeira volta. O atual campeão foi muito pressionado pelo monegasco pela primeira posição após a largada, mas conseguiu se defender muito bem e manteve a liderança.
Verstappen aproveita safety car e impõe seu ritmo. Logo na primeira curva do Red Bull Ring, Tsunoda bateu na traseira de um carro da Alpine e seu carro deixou muitos detritos na pista. O safety car foi acionado e na relargada Verstappen aproveitou para abrir segundos de Charles Leclerc, que foi perigoso após a largada.
Leclerc assume a liderança na volta 25. O piloto da Ferrari aproveitou que Verstappen parou para trocar os pneus e assumiu a ponta, mas…
… o holandês recuperou a primeira posição na volta 35. Mesmo com pneus duros, Max conseguiu ser mais rápido que Leclerc e mais uma vez não teve dificuldades para abrir segundos do segundo colocado.
Lewis Hamilton irritado. O piloto reclamou com a Mercedes diversas vezes sobre punição a pilotos que estavam excedendo os limites de pista, enquanto a equipe pediu para ele focar em apenas correr. O heptacampeão terminou a corrida na 7ª posição.
Pérez larga em 15º e termina em 3º. O mexicano fez uma ótima corrida de recuperação, ele largou no 15º lugar e conseguiu um lugar no pódio.
Verstappen para na penúltima volta para buscar volta mais rápida. O piloto holandês colocou pneus macios em busca do ponto extra, e conseguiu.
Resultado do GP da Áustria de F1 2023
Posição Piloto (equipe) Diferença
1º Max Verstappen (RBR) –
2º Charles Leclerc (Ferrari) +5s155
3º Sergio Pérez (RBR) +17s188
4º Carlos Sainz (Ferrari) +21s377
5º Lando Norris (McLaren) +26s327
6º Fernando Alonso (Aston Martin) +30s317
7º Lewis Hamilton (Mercedes) +39s196
8º George Russell (Mercedes) +48s403
9º Pierre Gasly (Alpine) +57s667
10º Lance Stroll (Aston Martin) +59s043
11º Alexander Albon (Williams) +1m09s767
12º Esteban Ocon (Alpine) 1 volta
13º Logan Sargeant (Williams) 1 volta
14º Guanyu Zhou (Alfa Romeo) 1 volta
15º Nyck de Vries (AlphaTauri) 1 volta
16º Valtteri Bottas (Alfa Romeo) 1 volta
17º Oscar Piastri (McLaren) 1 volta
18º Yuki Tsunoda (AlphaTauri) 1 volta
19º Kevin Magnussen (Haas) 1 volta
ABANDONOU Nico Hulkenberg (Haas)
Da Redação