31.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 22, 2024
Dengue
InícioDestaquesTSE retoma julgamento de Bolsonaro com 3 a 1 por inelegibilidade

TSE retoma julgamento de Bolsonaro com 3 a 1 por inelegibilidade

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) retoma nesta sexta-feira (30) o julgamento que pode levar à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) até 2030. A Corte Eleitoral abrirá sua 4ª sessão de julgamento a partir das 12h.

 

O placar da Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) é de 3 votos a 1 pela condenação por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O tribunal julga a conduta de Bolsonaro durante reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada.

Na ocasião, ele questionou a segurança do sistema de votação na urna eletrônica e colocou em xeque a lisura do resultado de eleições anteriores. A reunião foi transmitida pela TV Brasil.

O TSE já formou maioria pela improcedência da ação apresentada pelo PDT em relação ao general Braga Netto (PL), candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro no pleito.

Confira o resultado parcial:
3 ministros votaram a favor da inelegibilidade de Bolsonaro e contra a de Braga Netto: Benedito Gonçalves (relator), Floriano Marques e André Ramos Tavares;
1 ministro votou contra tornar o ex-presidente inelegível: Raul Araújo.
A sessão será retomada com o voto da ministra Cármen Lúcia. Se ela votar pela condenação de Bolsonaro, será formada maioria de 4 votos pela inelegibilidade.

Em seguida, a votação prosseguirá para tomada dos últimos votos a serem proferidos, dos ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes. O plenário é composto por 7 ministros.

Da Redação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI