O governador Rafael Fonteles (PT), acompanhado do arcebispo de Teresina, Dom Juarez, e do deputado estadual Fábio Novo (PT), desembarcou nesta terça-feira (27) para encontro com o papa Francisco no Vaticano.
“Estamos aqui em Roma com Dom Juarez, arcebispo de Teresina, que vai receber na quinta-feira (28) o Pálio das mãos do papa Francisco. É um momento muito especial”, destaca o governador.
Dom Juarez explicou que receber o Pálio das mãos do papa Francisco é um momento muito forte.
“Estamos aqui com muita satisfação pra receber o Pálio. É um momento muito forte, porque significa esta comunhão de Santo Pai com o Papa Francisco e ao mesmo tempo é também sinal da nossa fidelidade e de nossa obediência ao papa. É um momento muito significativo para nós”, explica.
O deputado estadual Fábio Novo ressaltou que a cerimônia terá um significado muito simbólico
Com certeza é um momento ímpar pelo nosso papa. O primeiro para americano e sul-americano. Então, vamos na quinta-feira e no dia de São Pedro. É um momento também muito simbólico”, frisa
O que é Pálio
O pálio – derivado do latim pallium, manto de lã – é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos.
Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Desta forma podemos dizer que o palio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.
Orlando Dias
Foto: Reprodução