Sob o título “o novato do PT que virou o governador mais bem avaliado do Brasil”, a edição eletrônica da revista Veja, em sua seção Maquiavel, afirma que o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), é o mandatário estadual com a maior aprovação do país, segundo uma série de levantamentos feitos desde março pelo instituto Paraná Pesquisas.
Informa Veja que na pesquisa divulgada nesta terça-feira, Fonteles aparece com 70,7% de aprovação ao seu governo entre os eleitores da capital Teresina.
As pesquisas da Paraná pesquisa se concentraram nas capitais dos Estados, onde costuma haver eleitores mais arredios e menos dispostos a aprovar com facilidade os gestores.
O governador petista do Piauí surge em primeiro lugar, numericamente pouco acima do governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), que até abril era o governador mais aprovado do país, com 70,0%, segundo pesquisa.
Dentro da margem de erro, de 3,5 a 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, apesar da vantagem matemática em seu favor, Fonteles aparece empatado tecnicamente com Ratinho Jr. feita em abril.
A revista, para apresentar Rafael Fonteles aos leitores, informa que enquanto professor, o governador do Piauí era antes um professor que tinha em sua biografia prêmios estudantis de matemática, física e química, sendo mestre em matemática, mas sem experiência política ou administrativa até ser alçado ao cargo de cargo de secretário da Fazenda do Piauí em 2015 pelo então governador Wellington Dias.
O cargo lançou sobre Rafael Fonteles os holofotes e deram a ele a exposição necessária para fazê-lo, sete anos após sua nomeação à Sefaz, o governador do Piauí com 57,2% dos votos válidos.
Tornou-se o governador mais jovem do país, com 38 anos de idade, quase no “empate técnico” com o gaúcho Eduardo Leite (PSDB), reeleito governador do Rio Grande do Sul e que também tem 38 anos, mas nasceu em março, enquanto o piauiense nasceu em maio.
Fonte: Revista Veja