O governador do Piauí em exercício, Themístocles Filho, participou, nesta sexta-feira (16), da abertura da quarta e última edição do Cidade Inclusiva, projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
As ações do projeto serão realizadas no local até este sábado (17). O evento conta com mais de 100 serviços ofertados, palestras, apresentações artístico-culturais e exposições. O objetivo é facilitar a socialização de informações e o acesso aos atendimentos prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência e demais parceiros.
O governador em exercício exaltou o evento e a facilidade para obtenção de informações e emissão de documentos.
“O trabalho que é feito pela Seid, especialmente com o Cidade Inclusiva, é muito relevante às pessoas com deficiência, pois reúne, em um só lugar, vários serviços. Naturalmente, isso agiliza e facilita a resolução de várias demandas. Fora isso, temos as várias discussões sobre inclusão e respeito, o que faz desse evento um sucesso”, destacou Themístocles Filho.
O gestor revelou, ainda, um pedido feito ao presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva.
“Pedi a ele que converse com todos os deputados e que os incentive a destinar emendas voltadas à causa da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência. Seria uma ajuda muito importante. Por outro lado, reafirmo o compromisso da gestão do governador Rafael Fonteles, que não mede esforços para cuidar daqueles que mais precisam”, afirmou o governador em exercício.
O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, destacou a relevância do projeto e a boa aceitação por onde passa.
“É um evento que tem deixado marcas positivas. O sucesso é tanto que estamos planejando levá-lo ao interior do Piauí, visto que algumas regiões e cidades já nos solicitaram. E essa já era uma solicitação do governador Rafael Fonteles, que quer o nosso trabalho atingindo a todo o estado”, disse o gestor.
A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede) e diretora de gestão da Seid, Helena Lima, enfatizou que serão mais de 100 serviços ofertados ao longo dos dois dias do evento, sendo totalmente gratuitos.
“A nossa grande meta com esse trabalho que vem sendo realizado é transformar Teresina é uma cidade cada vez mais acessível e inclusiva. E estamos no caminho certo, seja com a realização desses projetos, como também com a montagem de uma carta com ideias e reivindicações, que será levada às autoridades municipais e estaduais, para que tenhamos êxito nesse objetivo”, finalizou a gestora.
Da Redação
Foto: Divulgação