A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou, na noite de ontem (15), na BR 316, em Valença do Piauí (PI), um caminhoneiro pelo porte de anfetaminas para uso pessoal. Sob posse do condutor, um homem de 30 anos, foi encontrada uma cartela com 15 comprimidos de nobésio extraforte.
Durante fiscalizações de rotina, os policiais abordaram um veículo FORD/CARGO, que trafegava de Teresina (PI) com destino a Lagarto (SE). Ao realizarem os procedimentos de verificação, a equipe verificou que o condutor, sendo motorista profissional, não havia comprovado os registros de deslocamentos das últimas 24 horas, conforme exigido por legislação específica. Dito isto, os policiais decidiram realizar uma busca veicular, ocasião que culminou no flagra dos comprimidos.
À equipe, ele afirmou que havia comprado os ilícitos com um desconhecido, na zona rural de Elesbão Veloso (PI), mas que não tinha feito o consumo de nenhum deles durante a viagem.
Comumente conhecido como “rebite”, o nobésio é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono e também para prolongar o tempo acordado e permitir que dirijam por longas distâncias. No entanto, a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar graves acidentes.
Diante dos fatos, foi constatada a ocorrência de Porte de droga para consumo pessoal. Na ocasião, foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento do Art. 28 da Lei. 11.343/06. O homem se comprometeu a comparecer em audiência judicial referente à prática delituosa.