36.8 C
Teresina
quinta-feira, setembro 26, 2024
Dengue
InícioCulturaO Festival de Inverno de Pedro II (parte III)

O Festival de Inverno de Pedro II (parte III)

Quando certamente estiverem lendo este artigo, a cidade piauiense de Pedro II, 203 km desde Teresina, já estará na primeira manhã da 17ª edição do FIPII – Festival de Inverno de Pedro II. Terá havido pessoas que praticamente sequer dormiram na noite anterior checando cada detalhe de seu comércio, de seu stand, de seu negócio enfim. Alea jacta est! A sorte está lançada!

 

APRONTANDO A CASA
Os rapazes da limpeza urbana, de vassoura na mão, terão limpado cada centímetro quadrado das ruas, das praças, dos logradouros públicos pedrossegundenses. O pessoal da iluminação terá testado centenas de lâmpadas de led recentemente instaladas e que representará uma economia de gastos e stress também para o meio ambiente. O Portal da Cidade e a Pracinha Pedro II, na orla do Açude Joana, estarão impecáveis para receberem os mais de 15 mil turistas (segundo estimativas conservadoras do SEBRAE PI) que estarão chegando ou que já estarão dando o ar da graça na noite de quarta-feira. A casa, enfim, sendo arrumada para receber os visitantes.

Os celulares trabalharão feito uns condenados, cliques para tudo o que é lado e ainda haverá gente perguntando se tem lugar para alugar ao mesmo na noite da apresentação desse/dessa ou daquele(a) cantor(a), pelo amor de Deus!!!

Os caminhões com cerveja desde o início da semana abastecem cada boteco da Terra da Opala para que os transeuntes degustem cada gole ao som de nomes representativos da Música Popular Brasileira ou ainda na Praça do Jazz, ao curtirem performances de nomes consagrados deste estilo musical que foi (e volta a ser) uma das vertentes nos primórdios do festival (para saber mais, leiam os artigos I e II desta série).

A LITERATURA NO FESTIVAL
A literatura nessa 17ª edição do festival ‘está com tudo e não está prosa’, como se diz. O stand da APLA (Academia Pedrossegundense de Letras e Artes) em parceria com o Coletivo P2 dispõe de livros de autores e autoras locais e piauienses para a venda, assim como de informações sobre o município, papos literários, conversas com autores, declamação de poesia. A APLA prestará homenagem a dois escritores recentemente falecidos, Maria Luisa Leite e Kenard Kruel, assim como à professora Raimunda Sampaio (autora da bandeira do município de Pedro II, recentemente falecida também).

O ESPAÇO DAS CRIANÇAS
Retomando às primeiras edições, o 17º Festival de Inverno de Pedro II traz a mágica do Circo Zoin, proporcionando, assim, a que as crianças tenham acesso a momentos de contato com os personagens circenses de forma lúdica e pedagógica ao mesmo tempo. Ocupando a área aberta do Clube 11 de Agosto, o circo ali armado certamente trará igualmente aos adultos boas lembranças de sua infância.

ESPEREMOS, POIS, QUE HAJA CRUVIANA
Quando de sua criação, em 2004, numa reunião que se estendeu por horas, minha proposta foi a de que o festival que ali estava sendo gestado (gestão prefeito Carlos Braga) deveria ser chamado de ‘Festival da Cruviana’. Nem preciso dizer que fui voto vencido. Por isso, como ‘vingança’ eu criaria o stand Tenda da Cruviana, como de fato aconteceria por cerca de 10 anos.

Nossa torcida, pois, fica por conta de que durante o festival de inverno de Pedro II deste ano haja cruviana para podermos sentir de verdade o que é um festival de inverno, sobretudo porque nesse 8 de junho, dia da abertura do festival, Corpus Christi, é também o dia do aniversário da Rosa, a cantora do meu coração.

PS. Para saber o que é cruviana, aponte a câmera de seu celular para o QRcode abaixo.

Ernâni Getirana (@ernanigetirana) é professor, escritor, poeta e pesquisador. É o diretor do espaço cultural Toca das Lendas e autor, dentre outros livros de “Lendas da Cidade de Pedro II” (à venda no stand da APLA).

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI