O Programa Reitoria Itinerante esteve em ação no campus Alexandre Alves de Oliveira na Uespi, em Parnaíba. Na oportunidade, aconteceu a inauguração de dois laboratórios de informática.
O objetivo do programa é aproximar ainda mais os membros da administração superior com a comunidade universitária, através de discussão das demandas, dos trabalhos já realizados e dos projetos que virão, no sentido de trazer melhorias para a Uespi.
Durante a visita, foram inaugurados dois laboratórios de informática, um para o curso de Ciências da Computação, que recebeu 25 novos computadores; e a reforma do laboratório de Enfermagem, com 15 computadores.
Sobre esses novos espaços, o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da Uespi, Maurício Rocha, explicou que nos últimos dois anos,a universidade tem passado por avanços tecnológicos sendo uma marca da atual gestão. “É com muita alegria que inauguramos o sexto laboratório de informática, essa ação faz parte do plano de metas da atual gestão em melhorar e modernizar tecnologicamente a nossa universidade. Uma grande conquista para o nosso curso e para o campus, além de está sendo um momento de aproximação com toda a administração superior”, disse Maurício.
O diretor lembrou que já foram inaugurados laboratórios nos campi: Torquato Neto no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centros de Tecnologia Urbanismo (CTU), Ciências da Natureza (CCN), Floriano e Corrente.
O coordenador do Curso de Ciências da Computação, Átila Rabelo, destacou a importância da inauguração dos laboratórios, segundo ele, uma grande conquista para toda a comunidade acadêmica do campus. “Esse projeto é interessantíssimo, pois trás a oportunidade para que todos conheçam os campi, os problemas, apresentem as soluções e, assim, haja um diálogo direto entre o corpo docente, discente e a administração superior. Além disso, é uma grande satisfação a conquista do mais novo laboratório de informática com 25 novos computadores, mais atualizados e potentes”, comentou o coordenador.
O estudante do curso de Ciências da Computação, João Luiz, também reforçou que a mais nova aquisição vai agregar muito no avanço ao conhecimento e nas atividades durante as aulas.
O diretor do campus, Eyder Rios, expressou sua felicidade com o momento de melhorias na parte da inovação tecnológica dentro da universidade.“É uma honra fazer parte desse processo de aquisição de todos esses aparatos”.
No último dia 1º de junho, a Reitoria Itinerante teve encontros separados com cada segmento: professores, alunos e coordenadores, além de um encontro para tratar dos 30 anos do campus de Parnaíba.
A visita se estendeu até sexta-feira (02), com realização da palestra sobre o Programa Conecta ENADE voltada para os concluintes dos cursos de Agronomia, Enfermagem e Odontologia. Ainda teve visitas às instalações da Faculdade de Odontologia (FACOE), Núcleo De Prática Jurídica (NPJ), Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e reuniões com os técnicos e colaboradores do campus.
Conecta Enade
O Conecta Enade é um projeto permanente com o objetivo de preparar a comunidade universitária para o Enade e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Segundo a Márcia Edilene, coordenadora do Conecta Enade, a finalidade é auxiliar os concluintes de cursos de bacharelado e de licenciatura na realização das provas do Enade, com suporte para as duas fases do exame (questionário do estudante e prova de conhecimentos), com orientações dirigidas e aprofundamento dos conteúdos trabalhados durante o curso.
“Essa avaliação visa acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento”, frisou a coordenadora.
Para a aluna de Agronomia, Bianca Maria, os estudantes têm muitas dúvidas quanto a todo o processo, por isso que o projeto é tão importante para a Universidade. “Esse momento de preparação é importante para ajudar a esclarecer como será a prova, contribuindo para o bom desempenho dos alunos no Enade”, finalizou a aluna.