Morreu nesta quarta-feira (24) um dos gigantes do automobilismo brasileiro, o piloto e empresário Alexandre Negrão, o Xandy Negrão, após batalha contra um câncer. Ele tinha 70 anos e será cremado ainda hoje em Campinas, cidade em que residia. A informação foi confirmada pela Stock Car, categoria na qual o piloto teve sucesso.
Como piloto, Xandy teve grande destaque na Stock Car, conquistando quatro vice-campeonatos, em 1995, 1996,1997 e 1999, fazendo parte da maior categoria do automobilismo brasileiro por 20 anos, de 1983 a 2003, com 117 corridas, 21 vitórias, 59 pódios e 23 poles.
Além da Stock, Xandy teve passagens por diversos campeonatos de endurance no Brasil e pelo mundo, com destaque ao Mundial de Endurance e Endurance Brasil mais recentemente.
A velocidade está no centro da família Negrão. Seu filho, Xandynho Negrão, ex-marido da atriz Marina Ruy Barbosa, também é piloto, com passagem pela Stock Car na década passada. Guto, irmão de Xandy, também correu pela principal categoria do automobilismo nacional, enquanto seu sobrinho, André, é um dos pilotos da Alpine no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).
O lado empresarial de Negrão também foi de grande sucesso, como fundador do laboratório Medley, o maior do segmento de genéricos por muitos anos. Atualmente, ele focava seus negócios como criador de gado em Goiás.
Nas redes sociais, a Stock Car lamentou a morte de Negrão, publicando uma homenagem ao piloto.
O ano de 2023 está batendo pesado na gente. Mais um grande da nossa história se foi nesta quarta-feira: aos 70 anos de idade, Xandy Negrão faleceu após uma longa e dolorosa batalha contra um câncer. pic.twitter.com/U7juy0oTUk
— stock_car (@stock_car) May 24, 2023