25.8 C
Teresina
quinta-feira, novembro 28, 2024
Dengue
InícioDestaquesIsabel Fonteles participa de Encontro Nordeste sobre primeira infância em Recife

Isabel Fonteles participa de Encontro Nordeste sobre primeira infância em Recife

A coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí apresentou as ações propostas pelo Estado para atender a primeira infância.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama, Isabel Fonteles, representou o governador Rafael Fonteles, nesta terça-feira (23), no Encontro Nordeste intitulado “Primeira Infância Primeiro: desafios e oportunidades de colaboração”, que visa dialogar sobre a importância da cooperação entre estados e municípios no desenvolvimento de políticas públicas para a Primeira Infância. O encontro reúne representantes dos governadores, secretários e equipes dos governos estaduais da região Nordeste, no Mar Hotel, em Recife (PE).

 

Do Piauí, além da coordenadora do Pacto, Isabel Fonteles, participam equipes da Secretaria de Assistência Social, da Saúde e da Educação ligadas ao Pacto. A iniciativa do Encontro Nordeste é conjunta entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pretende disseminar conhecimentos sobre os primeiros anos de vida, a fim de mobilizar os gestores estaduais para a promoção de políticas e programas voltados ao tema crucial para o desenvolvimento humano.

“A primeira infância é a mãe de todas as políticas públicas porque os investimentos nessa fase da vida são transversais e têm o poder de minimizar a carga que as demais políticas públicas carregam”, disse Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Na oportunidade, Isabel Fonteles falou do comprometimento do governo estadual com a primeira infância e destacou as ações propostas pelo Pacto Pelas Crianças do Piauí, lançado no mês passado. “Há um comprometimento por parte do Governo do Estado no apoio integral à primeira infância. O Pacto é um dos resultados desse apoio, por isso estamos fazendo alianças entre o Executivo, as Prefeituras e as instituições para executarmos políticas públicas que propiciem uma infância com os estímulos necessários para uma vida mais saudável e feliz, com ações na saúde, na educação e na assistência social. Investir na primeira infância é evitar que no futuro sejam necessários programas compensatórios”, disse.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, que também é médica, destacou que a primeira infância é um momento único. “É a etapa em que se forma a estrutura do cidadão, em que acontece o maior número de sinapses cerebrais. A criança de 0 a 6 anos constrói instrumentos emocionais e intelectuais para lidar com desafios, frustrações e perdas, para conviver na família, na comunidade e na sociedade, para avançar na vida escolar e profissional. O que acontece aqui permanece para sempre na vida do cidadão”, disse, relatando as evidências científicas que mostram que os investimentos nessa fase da vida diminuem a criminalidade, trazem melhores resultados na educação, potencializam a produção de riquezas, entre outros benefícios.

Encontro Nordeste – Primeira Infância Primeiro: desafios e oportunidades de colaboração

No evento, Isabel Fonteles destacou as principais ações do Pacto. “Na área da saúde teremos a Carretinha da Saúde, que levará aos municípios exames audiométricos, oftalmológicos e odontológicos. Na área da educação temos a obsessão pela alfabetização na idade certa, por isso estamos capacitando os professores e gestores escolares com formações e incentivando as Prefeituras a construírem e reformarem suas creches, com o Governo do Estado doando o mobiliário no valor de R$ 200 mil. Já na assistência social, vamos reformar o “Lar da Criança” e fortalecer e regionalizar o programa Família Acolhedora”, disse.

Para Isabel Fonteles, participar do Encontro é uma oportunidade de dialogar ainda mais sobre as políticas públicas para a Primeira Infância e pensar também em ações que possam ser feitas de forma integrada e regionalizada. “Estamos trocando informações, compartilhando boas práticas e pactuando com os demais estados do Nordeste, em busca da governança colaborativa”, comentou.

 

 

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI