O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está investindo mais de R$ 4 milhões na implantação de cinco novos cursos profissionais, técnicos e tecnológicos, que serão lançados nesta quinta-feira (18), às 12h, no Palácio de Karnak.

 

A iniciativa faz parte de uma das metas para a Educação do Piauí, que é a ampliação da oferta de cursos técnicos de nível médio por meio do Seduc Tec, projeto que faz parte do Acelera Seduc. Cerca de 10 mil estudantes serão beneficiados, abrangendo 153 Unidades de Ensino.

Para o Governador Rafael Fonteles, o ensino profissionalizante facilita o acesso do aluno ao mercado de trabalho e ao emprego. “É mais uma oportunidade de garantir a capacitação dos nossos jovens em áreas que estão crescendo, para que eles consigam espaço no mercado de trabalho e possam ajudar nosso estado a se desenvolver”, afirma Rafael Fonteles.

De acordo com o Secretário da Educação, Washington Bandeira, os cinco novos cursos ofertados por meio do Projeto Seduc Tec levam em conta as vocações dos Territórios de Desenvolvimento e as modernas exigências de empregabilidade.

“Além do curso de Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em inteligência artificial, que já conta com 3 mil alunos matriculados, teremos também os cursos de Marketing Digital, Programação de Jogos, Turismo (com ênfase em Empreendedorismo) e Energias Renováveis (com ênfase em energia eólica e solar)”, detalha o secretário.

O Governo do Piauí também está fortalecendo o Ensino Superior ao lançar também cursos de Tecnólogo, que já são frutos das demandas percebidas em 61 municípios e que irão atender mais de 3 mil estudantes pela Universidade Aberta do Piauí (UAPI) e pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O objetivo é complementar a formação dos egressos dos cursos promovidos pelo Projeto Seduc Tec.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Evandro Alberto, afirma que esta é uma das iniciativas para a expansão da UAPI no Estado. “Serão 3.100 vagas ofertadas para levar à sociedade piauiense essa nova perspectiva de Estado que é tão desejada pelo governador Rafael Fonteles e pelo nosso Secretário Washington Bandeira na questão da energia renovável e na revolução digital. Vamos trabalhar juntos para estruturar essa demanda, principalmente na parte pedagógica”, comenta.

O total de investimentos para estes cursos de tecnólogos será de mais de 23 milhões.

Serviço:

Lançamento do SeducTec – Expansão do Programa de Fortalecimento da Educação Profissional, Lançamento do edital da UAPI e cursos Tecnólogos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Data: 18 de maio de 2023 (quinta-feira)
Horário: 12h
Local: Palácio de Karnak.