As coisas da cultura, eventos, manifestações, estudos, apresentações estão sempre acontecendo. Fins de semana são, geralmente, os momentos mais propícios, porque é quando estamos mais descolados de nossos afazeres do trabalho.
Final de semana próximo passado apenas na região da Grande Pedro II, mas também em Teresina fatos artísticos e culturais aconteceram aos montes. Primeiramente na sexta 05/05 estivemos na comunidade Nazaré, Lagoa de São Francisco, na cerimônia de inauguração da Oca e lançamanto de uma cartilha, pertencentes aos povos Tabajara, Tapuio e Itamaraty sob a coordenação do Cacique Henrique Manoel do Nascimento, que também é coordenador da Microrregional do Piauí na Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme).
Nos dias 06/05 e 07/05 realizou-se na sede do município de Lagoa de São Francisco a 4ª Feira da Agricultura Familiar, um marco na gestão do prefeito João Arilson. Em Teresina visitamos a exposição na galeria do Mercado Velho (com exposição de obras de mestres como Afrânio Castelo Branco, Miguel Arcanjo e Nonato Oliveira, pertencentes à pinacoteca de Parnaíba).
Ainda em Teresina, quase defronte ao Teatro 4 de Setembro, um grupo de músicos se apresentou gratuitamente para quem quisesse ouvir. O músico Jardel Lopes, por exemplo, está terminando de gravar um EP que, por sinal, contém uma composição minha (um poema vencedor de um concurso de poesia na Universidade Federal do Piauí – Egossistema). O renomado escritor Elmar Carvalho irá ao Maranhão proferir in loco palestra sobre Gonçalves Dias, enquanto o livro ‘Toda Poesia’, de Graça Vilhena, encontra-se à venda num Shopping da capital.
Ao mesmo tempo, recebemos em nosso espaço cultural ‘Toca das Lendas’ o pessoal da produtora de vídeo Guabes Produções para quem demos uma entrevista cujos assuntos abordaram, dentre outros, foram as ‘Lendas da Cidade de Pedro II’, meu livro, Festival de Inverno e os desafios de fazer arte no Piauí.
Uma rápida passada pelo Monumento do Jenipapo, Campo Maior, PI), foi suficiente para sentirmos no ar o fervor do povo piauiense em sua luta favor da Independência do Brasil. Guardadas as proporções de qualquer ufanismo mais avoado, o monumento agora faz jus à memória de quantos ali tombaram.
A exposição de carros antigo realizada na Praça Domingos Mourão, Pedro II, pelo Clube do Carro Antigo do Piauí, que contou com o suporte logístico da prefeita Betinha Brandão e do deputado Wilson Brandão, ele mesmo pertencente ao clube (dias 5, 6 e 7 de maio) foi um verdadeiro oasis para os amantes e apreciadores dessas verdadeiras relíquias sobre rodas.
Alunos do colégio Monsenhor Lotário, da cidade de Pedro II, sob a coordenação do professor de arte José de Arimatéa, produziram painéis com a imposição de suas mãos dos alunos prenhes de tinta. Também desenharam pores de Sol, enfim. Outros ainda apresentaram-se de forma estupenda no “dia da matemática”, sob a coordenação da professora Leda Noronha. Eu e professor Leandro mesmo premiamos alunas pelos belos poemas que escreveram sobre o tema ‘Paz na Escola’ e pela passagem do ‘Dia da Língua Portuguesa’.
Enfim, são pequenas manifestações de criatividade de alunos e alunas estimulados por professores, pintores renomados tendo a oportunidade de mostrar sua obra, escritores com seus livros à venda, povos originários construindo sua identidade cultural, comunidades expressando sua arte e cultura, colecionadores dividindo os motivos de suas paixões com populares, tudo isso ao mesmo tempo nos faz sentir o quanto a cultura está viva e pulsando.
Com diz outro batalhador incansável pela cultura no Piauí, professor Cineas Santos, ‘A cultura nos traz a beleza quando se manifestas nas festas, eventos, manifestações, eventos e ainda, de quebra, faz dinheiro para o homem da pipoca.
ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor, autor de vários livros, dentre eles, “Lendas da Cidade de Pedro II” (livraria Entrelivros da Dom Severino, Teresina). Escreve sempre às quintas-feiras para esta coluna.