O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve novamente a taxa básica de juros em 13,75% ao ano nesta quarta-feira. Medida ocorre em meio à pressão do governo para antecipar o início do ciclo de cortes da Selic. A decisão foi unânime.
O colegiado informou que a ações recentes adotadas pelo governo reduziram parte da incerteza da política fiscal. “A reoneração dos combustíveis e, principalmente, a apresentação de uma proposta de arcabouço fiscal reduziram parte da incerteza advinda da política fiscal”, afirma o comunicado. Mas o Copom, por outro lado, enfatiza que o ambiente inflacionário demanda atenção na condução da política monetária.
“A conjuntura, caracterizada por um estágio em que o processo desinflacionário tende a ser mais lento em ambiente de expectativas de inflação desancoradas, demanda maior atenção na condução da política monetária ”, diz o comunicado.
O comitê repetiu que segue vigilante avaliando se manutenção de juros por período prolongado será capaz de assegurar convergência da inflação e destacou que “o comitê avalia que conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária”, disse o BC no comunicado.
A decisão veio em linha com a mediana das expectativas do mercado. Segundo levantamento realizado pelo Valor com 112 instituições financeiras e consultorias, a maioria prevê que a Selic permaneça em 13,75% ao ano nesta quarta-feira. Apenas dois bancos – Bank of America e BRP – esperam que o Copom já reduza agora o juro básico para 13,50% ao ano.
Fonte: globo.com
Foto: Reprodução