O governador Rafael Fonteles lançou nesta quinta-feira (20), no Palácio de Karnak, o Plano para Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro do Autista do Piauí (Pitea) e também o Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com Transtorno do Autismo, que será licitado ainda neste ano e a meta é inaugurar este centro já no próximo ano.
Com esta obra, o Piauí dá um passo significativo no atendimento às pessoas com espectro do autismo. “O Piauí já é referência na promoção de política do direito das pessoas com deficiência. É um trabalho que já vem sendo feito pelo secretário Mauro Eduardo, pela ex-secretária e ex-deputada [federal] Rejane Dias junto com o ex-governador Wellington Dias, que abraçaram a causa e nós continuamos com essa missão e trabalho para ampliar e fortalecer as políticas públicas para atender com mais eficiência essas pessoas”, disse o governador.
Rafael Fonteles afirmou que esta data de hoje é especial, dedicada às pessoas com autismo. “Estamos no mês de conscientização no mundo inteiro e aqui apresentamos os investimentos que faremos nesta área, na elaboração de um plano estadual e também na construção de um Centro Especializado, que conta com emenda da então deputada Rejane Dias”, frisou o gestor.
Na ocasião, o Governo fez a entrega de veículos a entidades para garantir o suporte a essas políticas públicas. “Cada vez mais vamos ampliar, fortalecer, capilarizar essa política nos municípios piauienses, dentro deste plano de expansão da rede de habilitação Daniele Dias, que envolve obviamente os municípios”, disse o governador, enfatizando que o Estado fica responsável pelos centros de referências maiores e os municípios fazem a política da pessoa com deficiência chegando a cada comunidade, povoado, bairro, atendendo a esse público que deve ser incluído e tem os seus direitos garantidos como determina a lei.
Rafael Fonteles disse que inclusão é a palavra de ordem. “Nosso papel é articular a rede de atendimento às pessoas que tem autismo, seja com centro especializado, seja fazendo cooperação com municípios e entidades do terceiro setor”, disse o governador, destacando a articulação das mais diversas áreas, como saúde, educação e assistência social.
Para o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o plano estadual vai trabalhar de forma articulada com saúde, educação e assistência social e também com os municípios e entidades que atendem pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). “O Governo vai ampliar a política de atenção às pessoas com autismo e vamos entregar equipamentos de informática para entidades que atendem pessoas com TEA”, disse o secretário.
O Centro de Referência para Atendimento às Pessoas com Transtorno do Autismo vai contar com:
- 10 consultórios;
- sala de observação;
- posto de enfermagem;
- 3 salas de escape;
- acolhimento parental;
- sala de capacitação para familiares;
- copa para familiares;
- sala de assistência social;
- 11 salas voltadas para práticas terapêuticas;
- piscina com vestiários acessíveis;
- área externa de acesso com tratamento paisagístico;
- 3 recepções;
- brinquedoteca;
- auditório para 114 lugares;
- foyer;
- baterias de banheiros acessíveis em toda a edificação;
- copa para funcionários;
- diretoria;
- secretária;
- arquivo;
- sala de reunião;
- informática;
- servidor;
- contabilidade;
- estacionamento com 4 vagas;
- embarque e desembarque de pacientes.