O advogado tributarista Hugo de Brito Machado, de 83 anos, morreu no último neste sábado (15), em Fortaleza/CE. Nascido em Piracuruca, no Norte do Piauí, Hugo foi Juiz Federal por mais de duas décadas no Ceará. Posteriormente, tornou-se Desembargador Federal da 5ª Região. Nos últimos anos, atuava como Advogado.
“Ele foi um dos grandes expoentes de Direito Tributário do Brasil nos últimos 50 anos. Tive o privilégio de estar várias vezes com o Dr.Hugo de Brito. Quis homenageá-lo na sua terra natal, mas infelizmente ele não pode ir por estar com problemas de saúde. Um jurista autêntico, um pensador!”, lamentou o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto.
O velório ocorre neste domingo (16/04), na Funerária Ternura. A missa será realizada às 15h30 e o sepultamento no Cemitério Parque da Paz, às 17h, em Fortaleza.
Carreira
Hugo de Brito Machado também atuou como procurador da República. Detentor do título de notório saber em Direito Tributário, ele foi também conferencista, consultor tributário e parecerista. Com mais de 40 edições, seu livro Curso de Direito Tributário (Malheiros Editores) é considerado uma das principais obras do ramo no país.
Brito Machado se destacou como docente na Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição onde se graduou em Direito, em 1966. Na pós-graduação, deixou um legado marcante na área de Direito Tributário.
Nesse momento de dor e resignação, a Seccional Piauí se solidariza com os familiares e os amigos de Hugo de Brito Machado e expressa as mais profundas e sinceras condolências.
Fonte: OAB-PI
Foto: Reprodução