A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) emitiu o primeiro Cadastro Nacional da Agricultura Familiar nessa semana. No Piauí, o serviço era de responsabilidade do Emater, mas com sua extinção a atribuição ficou com a nova secretaria.
Atualmente na Sada, 230 servidores habilitados para emitir o cadastro de produtores rurais em todo o Piauí.
“Com a mudança das pastas, tivemos que parar a emissão dos cadastros, até que o o Ministério da Agricultura e Abastecimento habilitasse nossos servidores. Agora o serviço está regularizado”, esclareceu Herlon Pimentel, responsável técnico da Sada no Mapa.
O primeiro cadastro foi emitido, para o produtor João Batista, no município de Joaquim Pires, pelo servidor habilitado da Sada, João Henrique de Holanda.
“O produtor João da propriedade Barreiro, já estava buscando realizar esse cadastro, e assim que estivemos a habilitação concluída, imediatamente o cadastro já foi realizado”, explicou Holanda.
A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Com essa inscrição o público é qualificado a acessar Políticas Públicas destinadas ao meio rural, como por exemplo Pronaf, PAA, PNAE, entre outras.
Fonte: Ascom
Foto: Divulgação