28.8 C
Teresina
sábado, novembro 23, 2024
Dengue
InícioDestaquesLula chega a Xangai para cerimônia de Dilma no banco dos Brics

Lula chega a Xangai para cerimônia de Dilma no banco dos Brics

O presidente Lula (PT) chegou a Xangai, na China, por volta das 11h30 (horário de Brasília), para participar da cerimônia simbólica de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no banco dos Brics.

 

O que aconteceu?
Lula visita o país asiático até sábado (15). Amanhã (13), ele parte para Pequim, onde se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping, na sexta (14).

O evento com Dilma ocorrerá amanhã. Com a ex-presidente à frente do NDB (Novo Banco do Desenvolvimento) desde o fim de março, a cerimônia foi adiada para esperar a chegada do presidente. Sua viagem original foi suspensa devido a uma pneumonia.

No sábado, ele viaja para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde passa um dia antes de retornar ao Brasil.

Lula foi recebido no aeroporto pela ex-presidente e pelo vice-ministro das Relações Exteriores da China, Xie Feng. O avião pousou por volta das 22h30, no horário local (11h30 em Brasília), e a comitiva seguiu para o hotel.

A comitiva teve mais de 40 pessoas. Junto a Lula, foram:
5 ministros
5 governadores
7 senadores, incluindo o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
20 deputados
O que é o banco dos Brics
Dilma se mudou para Xangai e já começou a despachar à frente do banco no final de março.

A instituição foi criada em 2014 pelos cinco países que compõe o bloco econômico Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O acordo foi, inclusive, assinado em Fortaleza, tendo Dilma como anfitriã.

O principal objetivo da instituição é financiar projetos de infraestrutura e sociais nos chamados países em desenvolvimento. Uma das críticas feitas a ele é, no entanto, que os países não se empenham para o seu fortalecimento.

Dilma foi eleita neste ano, por voto unânime dos responsáveis econômicos dos cinco países que formaram somado aos novos representantes (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai). A eleição é considerada mera formalidade, dado que a vaga já cabe ao Brasil até 2025.

Fonte: Folhapress
Foto: Reprodução

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI