Os alunos do Centro Educacional Miranda Ozório, em Parnaíba, Carlos Eduardo Pinero e João Gabriel Porto, criaram um dispositivo que facilita a vida das pessoas com deficiência visual. O sistema, acoplado a um boné, detecta obstáculos, alertando os condutores e evitando acidentes.
O protótipo foi produzido através da aplicabilidade do método TRON, sob a orientação do professor Pedro Alves e da professora Claudirene Teixeira.
Acompanhados da diretora da escola, Nathália Barbosa, e do professor de Matemática Pedro Alves, eles visitaram a Câmara Municipal de Parnaíba, onde foram recebidos pelo presidente, vereador Daniel Jackson, que colocou o Poder Legislativo à disposição para colaborar com o projeto. Os estudantes querem patentear o projeto e ampliar as pesquisas na área. A visita foi articulada pelo vereador David Soares.
Eles também participaram de uma audiência com o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza – o Mão Santa, onde apresentaram o projeto de acessibilidade. Nathália Barbosa, explicou ao prefeito Mão Santa a importância do projeto e pediu o apoio da Prefeitura de Parnaíba para viabilizar o dispositivo. Na ocasião, foi discutida a criação de uma Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, para fomentar projetos similares ao apresentado pelos estudantes do Sesc.
Mão Santa acenou positivamente à criação de uma Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação em Parnaíba, para que jovens estudantes despertem seus talentos na área.
Estavam presentes na audiência o secretário Imediato, João Carlos Guimaraes, o secretário de Governo, Lisandro Ayres, o chefe de Gabinete, Ismael Abreu e o vereador Davi Soares.
Fonte: Ascom
Foto: Divulgação