O Comando de Polícia Comunitária (CPCOM) da Polícia Militar do Estado do Piauí reimplantou neste sábado (1º) o Projeto Pelotão Mirim Cidadão no município de Nazária. A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública Chico Lucas, do prefeito Osvaldo Bonfim e da coronel Elza Rodrigues, comandante do CPCOM, que representou o Comando-Geral, entre outras autoridades.
O projeto social, educativo e preventivo estava paralisado na cidade desde a pandemia da Covid-19. A reimplantação faz parte do plano de metas do Comando de Polícia Comunitária e, com o apoio do Comando-Geral da Polícia Militar, foi possível concretizar a ação, que atenderá 55 crianças e adolescentes da região.
A proposta é que o número de jovens beneficiados no município dobre até 2024 , segundo o major Saraiva, coordenador estadual do projeto.
“Hoje é um dia muito especial para nós aqui do projeto Pelotão Mirim Cidadão, e também para cidade de Nazária, porque estamos realizando a implementação do projeto e retomando as atividades em 2023. Aqui são crianças e adolescentes que estão sendo atendidas pelo projeto a partir de agora, com a perspectiva de dobrar esse número até o ano que vem. É o projeto crescendo cada vez mais”, explica major Saraiva.
De acordo com o prefeito Osvaldo Bonfim, a parceria da gestão com a Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar para a reimplantação do projeto será de grande importância na educação das crianças e adolescentes do município, que receberam o fardamento completo do Pelotão Mirim. Os educadores que farão parte dessa nova etapa da ação social foram homenageados.
“Eles sem dúvida vão aprender disciplina, se educar e crescer mais em suas vidas, para construir uma vida melhor. É um grande projeto. A gente com muita alegria e muita empolgação dará início a este trabalho social no município de Nazária”, pontua o gestor.
A coronel Elza Rodrigues, comandante do CPCOM, também destacou a importância educacional do Pelotão Mirim, na promoção de cidadania e com o intuito de tirar os jovens da vulnerabilidade.
“Estamos reimplantando o Pelotão Mirim para que as crianças e adolescentes dessa cidade tenham a complementação na educação. Esse projeto é uma ação social preventiva que tem por objetivo a família, a escola e a Polícia Militar dando ensinamento, para que crianças e adolescentes saiam da situação de vulnerabilidade e que elas possam ser cidadãos e posteriormente defender a nação”, finaliza.
Fonte: DCOM PMPI