O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, teve um encontro nesta segunda-feira (20.03) com o padre Júlio Lancellotti, na paróquia de São Miguel Arcanjo, em São Paulo. O encontro teve como objetivo a discussão de temas relacionados às necessidades da população em situação de rua, como moradia, proteção social e a garantia de documentação para acesso às políticas públicas.
Para o padre Júlio Lancellotti, que desde 1986 promove trabalhos sociais voltados às pessoas em situação de rua na capital paulista, o perfil dessa população mudou nos últimos anos e, por isso, são necessários novos métodos de coleta de dados. “É preciso reconhecer que essas pessoas são brasileiros e brasileiras”, pontuou, reforçando a importância dos esforços conjuntos para combater a aporofobia, termo criado para designar a aversão às pessoas pobres.
“O ódio aos pobres é estrutural, institucional e em nível pessoal também. Que nós do Brasil, em todos os níveis, lutemos contra a aporofobia, para que a dignidade humana seja respeitada. O ministro é muito importante nessa luta conosco”, afirmou o padre.
Wellington Dias lembrou a importância das redes de assistência, a partir da ampliação da participação de instituições e entidades em parceria com o poder público. “O trabalho do padre Lancellotti com tantas pessoas, a partir dessa troca de experiências, vai nos ajudar a acertar”, acredita o ministro.
O titular do MDS destacou ainda que o crescimento da população em situação de rua é um alerta para a adoção de novas medidas. Participaram do encontro os secretários nacionais de Assistência Social, André Quintão, e de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton.
Fonte: Assessoria de Comunicação – MDS
Fotos: Roberta Aline/MDS