Dom Juarez tomou posse neste sábado (25) como novo arcebispo da Arquidiocese de Teresina. Pela primeira vez, em mais de 100 anos de história diocesana, um filho do Piauí assume o pastoreio desta parcela do Povo de Deus.
A solenidade marcada pelo afeto do acolhimento e pela significativa participação de religiosos e fiéis. Dom Juarez Sousa foi empossado como 8° arcebispo metropolitano de Teresina, sucedendo a Dom Jacinto Brito, que chegou aos 75 anos e se aposentou.
Dom Juarez comentou sobre a Campanha da Fraternidade que o tema principal será a fome, que considerou um “flagelo” e tragédia.
“As causas da fome é uma vergonha. Isso nega o amor cristao, a fraternidade. Somos um país rico, não tem sentido e razão pessoas passando fome”, afirmou.
Dom Juarez pontuou que seu plano pastoral será baseado no combate ao ódio e à violência trabalhando pela cultura da paz, priorizando os mais pobres e os jovens.
“Vamos superar a violência com uma cultura de paz, de olharmos o outro como irmão. Ter uma sociedade fraterna e solidária, baseada no amor e misericórdia”, completou.
Trajetória eclesial de Dom Juarez Sousa
Dom Juarez Sousa da Silva nasceu no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí – PI, no dia 30 de junho de 1961. É o primogênito dos sete filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva. Cursou o Ensino fundamental nas Unidades Escolares Matias Olímpio e Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o Ensino Médio no Seminário da Assunção, em Jacarezinho-PR.
O religioso tem bacharelado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI, e é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália. Foi ordenado diácono no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI, e presbítero em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras – PI.
Foi administrador da Paróquia de São José, em Altos-PI, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008. Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras (PI) pelo Papa Bento XVI; sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, onde exerceu seu pastoreio até o dia 06 de janeiro de 2016, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, bispo coadjuntor da Diocese de Parnaíba, assumindo a titularidade da diocese no dia 24 de agosto do mesmo ano.
Da Redação
Fotos: Divulgação