31.8 C
Teresina
sábado, novembro 23, 2024
Dengue
InícioCiência e TecnologiaAsteroide que caiu na Terra foi detectado poucas horas antes do impacto

Asteroide que caiu na Terra foi detectado poucas horas antes do impacto

Um asteroide que caiu na atmosfera da Terra sobre o Reino Unido e a França foi detectado poucas horas antes de cair. O mundo recebeu apenas sete horas de aviso de que estava sendo abordado pelo asteroide de um metro, que queimou com segurança sobre a Europa na manhã de segunda-feira.

 

A detecção sete horas antes, contudo, foi vista como um grande triunfo. Ao todo, o impacto do asteroide foi apenas a sétima vez que tal evento foi previsto com antecedência.

Isso é um “sinal dos rápidos avanços nas capacidades globais de detecção de asteroides”, disse a Agência Espacial Européia, que foi apenas uma de uma série de organizações que se esforçaram para monitorar o asteroide enquanto ele se aproximava da Terra.

Desde o início, aqueles que monitoram o asteroide também foram capazes de prever que ele era pequeno, com cerca de um metro de diâmetro, e que provavelmente não causaria nenhum dano.

Avistar o asteroide com antecedência também significou que cientistas de todo o mundo puderam observá-lo enquanto voava em direção à Terra e se iluminava em nossa atmosfera.

Uma grande variedade de observatórios pôde assistir ao evento, de acordo com o Minor Planet Centre da União Astronômica Internacional, que rastreia esses objetos, além de ajudar a garantir que os cientistas estejam cientes de quaisquer abordagens que possam ser de interesse.

O impacto também foi monitorado por sistemas dedicados, como o Scout da Nasa e o Meerkat da Agência Espacial Européia, ambos usados para monitorar impactos iminentes com a Terra.

Dos sete impactos de asteroides que foram detectados e previstos com antecedência, dois já foram encontrados pela mesma pessoa. Antes de avistar o último visitante, Krisztián Sárneczky também viu outro asteroide que atingiu o Oceano Ártico em março do ano passado e encontrou centenas de planetas menores e outros objetos ao todo.

O último asteroide também caiu quase no exato aniversário de 10 anos da explosão de Chelyabinsk, que ocorreu sobre a Rússia em 15 de fevereiro de 2023. Foi o ataque de asteroide mais poderoso em mais de 100 anos e deixou cerca de 1.500 pessoas feridas, bem como causando danos significativos a edifícios e quebrando janelas.

 

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI