31.8 C
Teresina
sexta-feira, abril 4, 2025
Dengue
InícioCulturaO professor Zé Reis esteve sempre do nosso lado

O professor Zé Reis esteve sempre do nosso lado

Meu texto de hoje não poderia ser outro depois que soube do falecimento, aos 79 anos, do querido professor José Reis Pereira, o Zé Reis, ex-presidente da FCMC – Fundação Municipal Monsenhor Chaves e professor aposentado da UFPI- Universidade Federal do Piauí, Departamento de Letras.

 

Da última vez que nos encontramos, faz uns oito anos, batemos um longo papo ali na praça João Luiz Ferreira, durante a apresentação de bandas de música. Me chamava da ‘Getirana’ e eu o chamava de ‘professor’.

Sempre bem humorado, brincalhão, só o vi perder as estribeiras umas poucas vezes. Uma dessas vezes foi num ato realizado por nós, estudantes da UFPI nos idos anos de 1980, contra a intervenção da força policial que nos impediu de assistir ao final do filme ‘Je Vous Salue, Marie’, de Jean-Luc Godard (1985). Zé Reis parecia um de nós (e era mesmo), de microfone, rosto vermelho, voz firma, desafiou a cavalaria a passar por cima dele. Por várias vezes entrou no campo de batalha lutando do nosso lado.

Um dia, depois de uma aula, me pediu para esperar, pois queria falar comigo. Perguntou se eu tinha condição de tocar os estudos, financeiramente. Eu disse que lecionava. E ele pediu para eu passar na TV Antares, poderia ter por lá um emprego complementar para mim, pois eu escrevia vem, etc.. No dia marcado eu ainda cheguei a ir à emissora, mas como estava com uma tosse horrorosa, desisti de esperá-lo e fui-me embora.

Tempos depois recebi um telefonema dele me parabenizando pelo 1º lugar num concurso de poesia da UFPI. No rápido telefonema, comentou o poema, as metáforas, etc., e depois sapecou o costumeiro: ‘mas rapaz você desistiu da TV devido à tosse?” e rimos.

José Reis Pereira foi deputado estadual constituinte (PSDB), ligado ao ex-prefeito professor Wall Ferraz e um amante das artes. Participou de alguns corais, inclusive.

Com sua partida, a cultura piauiense fica mais empobrecida, a língua perde um usuário sagaz, inteligente, bem humorado, atencioso, estudioso.

Que continuemos todos a aprender com o exemplo desse homem que mesmo tendo rei no nome, nunca se sentiu como se carregasse um na barriga.
Vá em paz, professor. Permita-me não tossir, mas soluçar um pouco com sua partida.

Ernâni Getirana (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor, dentre outros, do livro “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. É membro das academias APLA e ALVAL, e do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. Espaço Toca das Lendas (Pedro II, PI); Escreve às quintas-feiras para esta coluna.

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI