O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram na manhã deste domingo (18.dez.2022) pouco antes de uma semana decisiva para a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) fura-teto. O encontro durou cerca de duas horas, no hotel Meliá, em Brasília, onde Lula está hospedado.
A votação da PEC que abrirá espaço de R$ 200 bilhões no Orçamento de 2023 está marcada para a próxima 3ª feira (20.dez). Os petistas queriam que o texto fosse votado na última 5ª feira (15.dez), mas a proposta está emperrada na Câmara por dificuldades na negociação entre a equipe de transição do PT e integrantes do Centrão.
No sábado (17.dez), o relator da PEC na Casa, o deputado Elmar Nascimento (União-BA), também se encontrou com Lula.
O presidente eleito tenta destravar o texto na última semana antes do recesso legislativo. Tem até 22 de dezembro para aprovar a PEC e precisa de 309 dos 513 deputados em 2 turnos de votação. Caso o texto sofra alterações, voltará para apreciação do Senado.
Como mostrou o Poder360, o líder do União Brasil na Câmara e relator da PEC esperava assumir o Ministério de Minas e Energia. É demanda de seu partido. A pasta é também disputada pelo MDB.
Já Arthur Lira quer que Nascimento, seu aliado, fique com a Saúde. Lira e Lula haviam negociado um acordo para conseguir a aprovação da PEC. Em troca, o governo eleito apoiaria a recondução de Lira à presidência da Câmara.
Fonte: Poder360
Foto: Reprodução