34.8 C
Teresina
sexta-feira, novembro 1, 2024
Dengue
InícioCulturaSobre a cultura (e a perda da professora Esposória Braga)

Sobre a cultura (e a perda da professora Esposória Braga)

É com certa naturalidade que as capitais de estados sejam o dínamo não apenas de uma série de elementos da vida econômica desses entes federativos, como também da vida cultural. Contudo, basta olharmos com mais calma e boa vontade, que, pelo menos no âmbito da cultura, há vida inteligente fora dos grandes centros.

 

Basta um pouco de paciência ao consultarmos sites e redes sociais de amigos que veremos ‘coisas acontecendo’ em Altos, Campo Maior, Parnaíba, União, Picos, dentre outras cidades interioranas. Dentre elas, necessariamente, está a cidade de Pedro II. Evidentemente que o Festival de Inverno foi o grande momento de pavimentação dessa rota alternativa, mas olhando bem, ela já existia há muito tempo. Já escrevi sobre isso em outro lugar.

Nesse fim de semana próximo passado, houve lançamento em Pedro II do livro do desembargador e membro da APLA – Academia Pedrossegundense de Letras e Arte Luiz Brandão, entrega de ‘Medalha professora Áurea Brandão’ a várias pessoas, dentre elas Marlene Rodrigues e Afonso Getirana (APLA). Recentemente em Campo Maior realizou-se um evento de História, algo semelhante também ocorreu em Piracuruca. Água Branca teve autor lançando livro, União idem. E por aí vai.

Pretendia continuar esse texto, mas ao saber do falecimento da professora Esposória Mendes Braga Neta no momento em que escrevia este texto, ontem, me desanimei e resolvi prestar-lhe esta singela homenagem:

A professora Esposória foi a primeira professora com curso superior a lecionar em Pedro II. Formou-se em Fortaleza, Ceará e por mais de cinquenta anos ensinou Geografia para sucessivas gerais de pedrossegundenses. Era amável, mas enérgica. Era inteligente e sagaz. Leitora exímia. Nunca casou, mas cuidou a vida toda de seus irmãos. Moça de posses quando jovem, mas vivia modestamente. Gostava de expor seus pontos de vista. A ela todo o nosso carinho, respeito e admiração. Que descanse em paz.

Ernâni Getirana é professor, poeta e escritor. Autor de vários livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. Escreve para esta coluna às quintas-feiras.

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI